Mundo

Capitão Pico, líder de facção criminosa no Equador, é capturado após fuga

Ele é acusado de organizar um plano para assassinar a procuradora-geral do Equador

Da Redação

Segunda - 22/04/2024 às 10:56



Foto: Foto: Divulgação/ Polícia do Equador
Foto: Divulgação/ Polícia do Equador

Três meses após fugir de uma prisão durante um violento ataque do narcotráfico, o líder criminoso conhecido como Capitão Pico foi capturado. Ele é acusado de organizar um plano para assassinar a procuradora-geral do Equador, Diana Salazar, embora o plano nunca tenha sido executado.

A captura de Pico, um dos chefes da gangue criminosa Los Lobos, ocorreu em um setor de Puerto Quito, uma pequena cidade a noroeste da capital Quito. A notícia foi divulgada pelo Ministério do Interior na rede social X (antigo Twitter), destacando a coordenação entre a Polícia do Equador e a Procuradoria do Equador na operação.

Pico havia fugido de uma prisão em Riobamba, na região central andina, em 9 de janeiro. Sua fuga ocorreu durante um ataque do narcotráfico que resultou na morte de 20 pessoas. Na época, o presidente Daniel Noboa havia declarado estado de exceção, que foi prorrogado até o início de abril.

As autoridades haviam prendido Pico no início de janeiro, acusando-o de planejar o sequestro e assassinato de Salazar. Nos últimos meses, Salazar tem sido inflexível com as gangues do tráfico de drogas e revelou a conexão desses grupos com políticos, juízes e entidades do Estado.

Antes da fuga de Pico, Adolfo Macías, também conhecido como ‘Fito’, chefe de outra temida organização criminosa, havia escapado de uma prisão no porto de Guayaquil, no sudoeste. Fito estava cumprindo uma pena de 34 anos por crime organizado, tráfico de drogas e assassinato desde 2011.

Fonte: CartaCapital

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: