Mundo

MÉXICO

Candidata a prefeita é assassinada a tiros no México

A motivação do crime ainda é desconhecida; o México registrou aumento de 236% em violência política eleitoral entre 2018 e 2023

Da Redação

Quarta - 03/04/2024 às 09:16



Foto: Reprodução/X Gisela Gaytán, candidata a prefeita assassinada no México
Gisela Gaytán, candidata a prefeita assassinada no México

Gisela Gaytán, candidata a prefeita do partido governista de Celaya, Guanajuato, no México, foi morta a tiros durante o primeiro dia de sua campanha na última segunda-feira (1). De acordo com informações divulgadas nas redes sociais, a candidata pediu proteções durante a passeata, mas não foi atendida. 

Um candidato à Câmara dos Vereadores também foi dado como morto no mesmo incidente, mas o Ministério da Segurança posteriormente revelou que ele estava desaparecido. 

Na noite de segunda-feira, Gisela havia apresentado seu plano estratégico de segurança em um comício em Celaya, Guanajuato, quando homens armados abriram fogo.

Até o momento nenhuma prisão foi realizada e a procuradoria-geral disse estar investigando o assassinato.

O motivo para Gisela se tornar alvo não é claro. O Estado de Guanajuato, no México, tem enfrentado uma triste realidade de altos índices de homicídios nos últimos anos. Além disso, a região tem sido palco de conflitos territoriais entre grupos criminosos.

As eleições mexicanas também têm sido afetadas pela violência política. Dezenas de políticos e candidatos foram assassinados antes das eleições de meio de mandato em 2021. De acordo com a organização de pesquisa Civic Data, com sede na Cidade do México, houve um aumento de 236% em violência política eleitoral no país entre 2018 e 2023. 

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: