Geral

Município de Parnaíba tem quase três mil mulheres vítimas de violência

mulheres violencia parnaíba balanço

Terça - 16/10/2012 às 17:10



 A Delegacia da Mulher em Parnaíba registrou um significativo aumento nos casos de violência doméstica no ano de 2012, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (16) pela delegada Wanda Abreu.

Os números mostram que até metade deste mês de outubro a polícia instaurou 114 inquéritos e somou 42 flagrantes. Em todo o ano passado, apenas 77 inquéritos e 37 flagrantes foram contabilizados.

A maior parte dos casos diz respeito a ameaças, agressões físicas e morais sofridas por mulheres dentro do próprio lar. Os acusados são parentes próximos das vítimas, geralmente o próprio cônjuge.

Segundo a delegada, o crescimento nos registros é fruto de uma conscientização das mulheres a respeito da Lei Maria da Penha, fazendo com que aumentem as denúncias de crimes desta natureza.



Wanda Abreu participou da 2ª Jornada dos Direitos da Mulher em Parnaíba, realizada através de uma parceria entre o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado e outros órgãos.

Coordenador do núcleo, o defensor público Jarbas Machado lembrou que estatísticas da Organização Mundial de Saúde, aplicadas a realidade de Parnaíba, levam a crer que cerca de 3 mil mulheres sejam vítimas de violência doméstica na cidade.

“O encontro de hoje é uma continuidade do primeiro, ocorrido em março. O objetivo principal é reunir diversas entidades que atuam com mulheres vítimas de violência no sentido de definir e capacitar o trabalho, de forma integrada”, explicou.

Fonte: proparnaiba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: