Municípios

ESTIAGEM

Governo do Piauí decreta situação de emergência por estiagem em 40 municípios

As chuvas ocorridas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios

Alinny Maria

Sexta - 16/02/2024 às 11:28



Foto: Francisco Leal Municípios piauienses  atingidos pela seca
Municípios piauienses  atingidos pela seca

O Governo do Piauí declarou situação de emergência em 40 municípios do estado devido a estiagem. O decreto consta no Diário Oficial do Estado, publicado na edição dessa quinta-feira (15). (Veja a lista no final do texto!). 

Com o decreto, os órgãos e entidades da Administração Pública vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, podem adotar medidas necessárias à restauração da normalidade.

O governo considerou dados da Secretaria de Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que constatou a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, em especial nos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira.

A norma destaca que os municípios listados estão no mapa de risco para a situação da seca no estado do Piauí, mediante os critérios apurados pela equipe técnica da Defesa Civil do Estado e baseado no relatório hidrometeorológico desenvolvido pela SEMARH e pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. 

Foi considerado ainda a acentuação das máximas temperaturas e a redução da umidade relativa do ar, já comum nessa época do ano e intensificada pela atuação do El Niño, que provocam uma aceleração do processo de estiagem.

Outro ponto importante do decreto é que as chuvas ocorridas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água dos municípios, acarretando frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino.

O decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles (PT) entra em vigor na data da publicação, devendo viger por um prazo de 60  dias.

Veja os municípios afetados pela estiagem: 

  1. ACAUà
  2. ALEGRETE DO PIAUÍ
  3.  ANÍSIO DE ABREU
  4. AVELINO LOPES
  5.  BELÉM DO PIAUÍ
  6. BONFIM DO PIAUÍ
  7. BETÂNIA DO PIAUÍ
  8. CAMPO ALEGRE DO FIDALGO
  9. CAPITÃO GERVÁSIO OLIVEIRA
  10. CARACOL
  11.  CRISTALÂNDIA
  12.  DIRCEU ARCOVERDE
  13.  DOM INOCÊNCIO
  14.  FARTURA
  15. FRANCISCO MACÊDO
  16. FRONTEIRAS
  17. GEMINIANO
  18. GUARIBAS
  19. ITAINÓPOLIS
  20. JACOBINA DO PIAUÍ
  21. JOÃO COSTA DO PIAUÍ
  22. JUREMA
  23. MARCOLÂNDIA
  24. MASSAPÊ
  25. MONSENHOR HIPÓLITO
  26. MORRO CABEÇA NO TEMPO
  27. PADRE MARCOS
  28. PAULISTANA
  29. PAVUSSU DO PIAUÍ
  30. PEDRO LAURENTINO
  31. PIO IX
  32. QUEIMADA NOVA
  33. REDENÇÃO DO GURGUEIA
  34. RIO GRANDE DO PIAUÍ
  35. SÃO BRAZ DO PIAUÍ
  36. SÃO JOÃO DA VARJOTA
  37. SÃO LOURENÇO DO PIAUÍ
  38. VÁRZEA BRANCA
  39. VERA MENDES
  40. WALL FERRAZ

Fonte: Diário Oficial do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: