Municípios

INTERNET

Piauí Conectado finaliza primeira fase com implantação de internet em 96 municípios

O prazo para ativação dos pontos de internet era de 24 meses, mas a instalação foi concluída em apenas 15 meses.

Redação

Quarta - 07/10/2020 às 08:40



Foto: Divulgação Solenidade
Solenidade

Na manhã desta terça-feira (06), a solenidade realizada na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, marcou a conclusão da primeira fase do Projeto Piauí Conectado, que é pioneiro na América Latina.

A ação contou com a participação dos municípios de Amarante, Água Branca, Piripiri, Oeiras, São João do Piauí e Valença. Durante o evento, o governador do Piauí, Wellington Dias, interagiu com a população destas cidades por meio da plataforma de videoconferência Webex.

Os moradores acessaram a internet livre disponibilizada pela Piauí Conectado nas praças e comprovaram o funcionamento e a velocidade da conexão, que chega a 40 mbps. Ao todo, já foram instalados 1331 pontos de acesso à internet no Piauí, 99 deles estão localizados em espaços públicos para uso livre da população. 

Mas o Projeto Piauí Conectado vai muito além da oferta de internet livre nas praças para a população. A iniciativa, que é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e a empresa Piauí Conectado, prevê a implantação e operação de uma grande rede de fibra óptica para interligação de órgãos da administração pública estadual em 96 municípios, resultando em melhorias nos atendimentos públicos oferecidos nestas instituições. A finalização da primeira fase do projeto aconteceu nove meses antes do prazo acordado, que era de 24 meses.

O evento também contou com a participação, por videoconferência, do presidente da Globaltask, Edson Ribeiro, que anunciou grandes novidades para os próximos meses. “No mês que vem, teremos a inauguração do nosso data center e em dezembro daremos início às obras do backbone subterrâneo”, revelou o representante da empresa controladora da Piauí Conectado.

Segundo Edson Ribeiro, com a finalização do projeto, o Piauí será um dos estados mais conectados do Brasil. Ele também agradeceu às empresas Cisco, Gemelo, Furukawa e ZTE, grandes parceiros do Projeto Piauí Conectado, que muito ajudaram na concretização desta primeira fase. 

Com investimentos que já ultrapassaram R$ 80 milhões, o projeto deve ser ampliado para atender todos os municípios piauienses.  “Isso que nós estamos vendo aqui, a história vai contar. O futuro chegou, não só na Praça Rio Branco. Chegou em 96 municípios do Piauí e vai chegar aos 224 municípios. Esta união da Piauí Conectado com vários empreendimentos do Brasil e do mundo permite que tenhamos a condição da modernidade. Internet de alta velocidade, de alta qualidade. Foi isso que chegou ao Piauí”, explicou o governador do Piauí, Wellington Dias.

O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, explica que a população é a grande beneficiada. “Quem ganha com o projeto é o Piauí, é a sua população. Estamos levando um serviço hoje que é equiparado à água e energia. Após a pandemia, a internet se tornou algo vital na vida das pessoas”, pontuou. 

Uma grande rede de fibra óptica, totalizando mais de 2 mil km de extensão, já está interligando os órgãos da administração pública estadual, atendendo mais de 85% da população piauiense. Até o momento, mais de 450 empregos diretos e indiretos foram gerados pelo projeto. E neste mês de outubro, outras cinco cidades serão beneficiadas. São elas: Cajueiro da Praia, Paes Landim, Pedro II, Santa Filomena e São Miguel do Fidalgo. 

Fonte: Comunicação Piauí Conectado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: