Brasil

No interior do Piaui estudantes ainda são transportados em pau de arar

velhos carros transportes estudantes

Sábado - 19/02/2011 às 00:02



Foto: jornalista292 Estudantes correm risco em paus de arara
Estudantes correm risco em paus de arara
 O ano letivo chega e uma realidade que atinge a maioria dos alunos de escolas públicas permanece: a precariedade do transporte escolar de estudantes da zona rural. A maioria utiliza camionetas e caminhões tipo pau-de-arara, que causam desconforto e insegurança.

O município de Sussuapara, na região de Picos, por exemplo, com estudantes sem perspectivas, a educação é a alternativa para mudar a realidade. Mas, para chegar à escola, muitas crianças e adolescentes da zona rural precisam se expor ao perigo em cima de carrocerias de caminhões, percorrendo estradas mal conservadas e em terrenos acidentados. A irregularidade deve ser averiguada pelo Ministério Público.

A precariedade do transporte escolar atinge quase todos os municípios da região. Alunos sentados em tábuas de camionetas e caminhões trafegam nas ruas das cidades e em estradas de chão ou mesmo em rodovias asfaltadas. O risco é constante, apesar dos cuidados em colocar madeiras nas laterais. O desconforto é enorme. A coberta dos veículos evita a incidência direta do sol, mas não diminui o calor. É evidente que o transporte tem dificultado o êxito escolar.

Em Sussuapara crianças são carregadas de forma irregular e perigosa. O prefeito Miguel Ferreira da Rocha (PMDB) atribui a denuncia a oposição.

Em várias cidades da região a realidade é a mesma. Eles são transportados em paus-de-arara, de lugares distantes, entre passageiros e, algumas vezes, no meio de mercadorias e sem a companhia de um adulto. Essa realidade é vivida pela maioria dos alunos da zona rural destes municípios.

Pais de alunos preocupados com a situação devem protocolar denúncia no Ministério Público solicitando intervenção para que sejam averiguadas e investigadas denúncias envolvendo o transporte de estudantes, feito de forma completamente irregular e irresponsável.

Fonte: jornalista292

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: