Cidade

Nos 194 anos do Piauí, personalidades são homenageadas em Teresina

O governador destacou que o momento serve como forma de resgatar a história de homens e mulheres que lutaram por um estado e um país independente.

Quinta - 20/10/2016 às 19:10



Foto: ASCOM Comemorações dia do Piauí
Comemorações dia do Piauí

As comemorações pelos 194 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil foram marcadas, em Teresina, por uma missa, realizada na Igreja de Nossa Senhora das Dores, e também pela entrega da medalha do Mérito Renascença a autoridades e personalidades, em solenidade no Theatro 4 Setembro.

O governador Wellington Dias destacou que o momento serve como forma de resgatar a história de homens e mulheres que, no passado, lutaram por um estado e um país independente. “É preciso que tenhamos orgulho da nossa história. Pois, um povo que não tem orgulho do seu passado, tem sérios problemas com o presente e com o futuro. O país vive um momento muito difícil, mas queremos que, assim como os heróis do passado, possamos juntos enfrentar com a mesma coragem”, pontou o chefe do executivo piauiense.

Entre os homenageados estavam o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Augusto Brandão, que falou em nome dos agraciados, destacando a diversidade de atores sociais que têm o Estado e que juntos buscam construir um Piauí melhor. Ele pediu também um minuto de silêncio para homenagear Francisco das Chagas Araújo Junior, idealizador do coletivo Salve Rainha e que recebeu a homenagem póstuma.

Confira aqui mais fotos do evento

Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí( Foto: Marcelo Cardoso)

O médico Luiz Ayrton Santos Júnior, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, disse que recebeu a homenagem como um prêmio pela atuação e reconhecimento de todos os voluntários que fazem um excelente trabalho na luta pela prevenção do câncer. "Com certeza, isso nos estimula a seguir com o nosso trabalho, buscando sempre o diagnóstico precoce e proporcionando o tratamento correto em tempo hábil", declarou Luiz Ayrton. 

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: