Brasil

Notas do Enem passam a valer para cinco instituições portuguesas

notas enem valem universidades portugal

Terça - 15/09/2015 às 09:09



 Boas notícias para quem deseja fazer faculdade em Portugal. O Instituto Politécnico do Porto (IPP) é a quinta instituição daquele país a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova de ingresso para alunos brasileiros na graduação. O acordo foi firmado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última semana, e os alunos já podem se inscrever na seleção, que começa em 25 de setembro. Para a inscrição, o candidato deve submeter o resultado do Enem realizado a partir de 2010.

O aluno brasileiro que deseja concorrer a uma vaga no IPP participa do concurso especial para estudantes internacionais. Este ano, serão oferecidas 274 vagas. As inscrições se encerram em 10 de outubro — 15 dias antes das provas do Enem 2015. Por essa razão, o instituto negocia a realização de outra fase, com data mais adequada para aqueles que ainda não fizeram o exame. Não se trata de intercâmbio; os aprovados vão poder cursar toda a faculdade na instituição portuguesa.

Na avaliação do presidente do Inep, Chico Soares, este é mais um passo na expansão do Enem. “O exame, que proporciona muitos acessos à educação superior no Brasil, aos poucos, também está abrindo boas oportunidades de estudo em Portugal.” Para Carlos Ramos, vice-presidente do IPP, o uso dos resultados do Enem vai facilitar a seleção de alunos brasileiros. “O exame permite fazer um melhor acompanhamento da trajetória desses estudantes. O IPP tem o Brasil como prioridade no seu projeto de internacionalização, daí que seja importantíssimo esse acordo com o Inep.”

Anna Luiza Espindola, 21 anos, estuda gestão da tecnologia da informação e acabou de voltar do intercâmbio para o IPP. Ela conseguiu a vaga por meio de um acordo de cooperação entre o instituto português e a instituição em que estuda no Brasil. Antes de ser aceita, ela participou de duas seleções e concorda que o uso do Enem vai facilitar o ingresso de alunos brasileiros. “A candidatura na faculdade lá fora é diferente. Por isso, o Enem é um ótimo indicador do desempenho do aluno no ensino médio”, avalia.

Fonte: correioweb

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: