Geral

O que são os pontos brilhantes no planeta anão Ceres?

mistério brilho ceres cientistas

Quarta - 13/05/2015 às 19:05



Foto: agencias Cientistas buscam decifrar o mistério dos pontos luminosos
Cientistas buscam decifrar o mistério dos pontos luminosos
A Nasa divulgou na segunda-feira (11) novas imagens doplaneta anão Ceres, que orbita no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. As fotos foram feitas nos dias 3 e 4 de maio pela Missão Dawn, uma nave espacial não tripulada que investiga os planetas anões Ceres e Vesta, e podem ajudar os cientistas a desvendar o mistério dos pontos brilhantes no centro de uma cratera em Ceres.
Ceres, assim como todos os demais planetas anões, é um asteroide que tem forma arredondada, como um planeta, mas está em órbita em meio a muitos asteroides. No centro de uma de suas maiores crateras, no hemisfério Norte, os cientistas identificaram pontos brilhantes. Esses pontos intrigam os astrônomos porque Ceres é um corpo celeste escuro. Ele reflete apenas 10% da luz solar.

Para os pesquisadores, é certo que os pontos brilhantes são o reflexo da luz solar. O mistério é saber porque, naquela cratera, eles refletem o sol de forma muito mais intensa. Que material existe nessa cratera para refletir a luz solar dessa forma? os pesquisadores da Nasa ainda não sabem, mas com as novas fotos, agora podem especular. "É possivelmente gelo", diz Christopher Russell, pesquisador da Missão Dawn e da Universidade da Califórnia, segundo a Nasa.

Fonte: Nasa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: