Geral

Ônibus escolares recebem certificação do Inmetro

Seduc Inmetro ônibus

Terça - 21/05/2013 às 15:05



Foto: CCom Ônibus escolar
Ônibus escolar
Nas últimas semanas, vem aumentando a quantidade de ônibus escolares que recebem certificação do Inmetro, junto ao Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). A demanda é consequência do investimento do Governo do Estado na aquisição de novos veículos para transporte de alunos, totalizando mais de R$ 48 milhões.

Os ônibus fazem parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peat) implantado pelo Governo do Estado, seguindo o cronograma do Penat (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar) e beneficiará mais de 33 mil alunos. Estão incluídos no investimento a compra de 70 mil bicicletas e apoio ao transporte como manutenção e combustível. De acordo com assessoria da Secretaria de Educação (Seduc), todos os 224 municípios piauienses serão contemplados. Na primeira etapa, foram adquiridos 180 veículos.

O Imepi realiza a inspeção nos ônibus antes da entrega às prefeituras, para constatação dos itens obrigatórios no regulamento elaborado pelo Inmetro. Entre os itens verificados estão iluminação, ventilação, saída de emergência, cadeiras especiais para portadores de deficiência, plataforma de elevação, entre outros.

“Os veículos só recebem a certificação se estiverem de acordo com as especificações exigidas pelo Inmetro e todo o procedimento é documentado, caso haja necessidade de consulta posterior. Nosso dever é garantir a segurança no transporte de crianças, seja na capital ou no interior do estado", afirmou Messias Júnior, diretor geral do Imepi.

Fonte: Assessoria de Comunicação - IMEPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: