Geral

Ouvidoria: População aponta principais problemas da Justiça no Piauí

CNJ pesquisa Justiça Piauí

Terça - 01/09/2015 às 11:09



Foto: cnj Reunião do CNJ pode resolver questões de processos com parentes de magistrados advogando
Reunião do CNJ pode resolver questões de processos com parentes de magistrados advogando
Cerca de 100 pessoas participaram de audiência pública realizada em Teresina pela seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), na manhã de ontem (31/8), com a Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento teve o objetivo de levantar as principais dificuldades enfrentadas por advogados e pela população em geral na prestação de serviços da Justiça do estado do Piauí.

As principais reclamações apresentadas foram os elevados valores das custas processuais e a necessidade de se discutir parâmetros para fixação desses valores; o baixo índice de processo eletrônico no estado; a falta de servidores e magistrados, especialmente na região Sul do estado, e a necessidade de realização de concurso público de forma regionalizada; a morosidade no julgamento de habeas corpus; e a morosidade nos julgamentos de feitos das Turmas Recursais dos Juizados Especiais.

Além das demandas apresentadas foram expostas as reclamações coletadas pela OAB-PI em audiências públicas municipais, realizadas entre maio e agosto, nas 11 subseções da entidade do estado.

O ouvidor do CNJ, conselheiro Fabiano Silveira, avaliou como positiva a iniciativa da OAB. "As audiências públicas devem integrar cada vez mais a cultura do Judiciário. Audiências públicas não são notas dissonantes na sinfonia do poder Judiciário, devendo ser incorporadas como verdadeiros mecanismos de gestão”, declarou o ouvidor.

Também participaram da audiência os ouvidores do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, José Wilson Ferreira Jr, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Fausto Neto, e do Ministério Público estadual, Ivaneide Assunção, além do corregedor-geral de Justiça do TJPI, Sebastião Ribeiro Martins, a defensora Pública Geral do Estado, Hildete Evangelista, e o presidente da Associação de Magistrados do Piauí, Leonardo Trigueiro.

Ouvidoria CNJ - A Ouvidoria do CNJ é um canal direto de comunicação entre a instituição e o cidadão, seja para tirar dúvidas, fazer sugestões ou reclamar sobre as mais diversas questões relacionadas a tribunais, processos e órgãos do Judiciário. Ela funciona na sede do órgão, em Brasília, e atende a população por telefone, por meio de correspondência ou por formulário eletrônico.

Qualquer cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do CNJ. Por ano, chegam ao Conselho quase 20 mil reclamações, dúvidas e pedidos de informação ao órgão. Quase a metade (cerca de 48%) diz respeito à lentidão no andamento dos processos que tramitam no Judiciário nacional.

Fonte: CNJ

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: