Brasil

Pesquisa Ibope revela os 3 principais desejos dos brasileiros

pesquisa brasileiros desejos revela

Terça - 30/06/2015 às 00:06



 Pesquisa encomendada pelo IESS e realizada pelo IBOPE Inteligência revela que o plano de saúde é o terceiro maior desejo do brasileiro, atrás apenas de educação e da casa própria: 74% dos brasileiros que não têm um plano de saúde gostariam de ter.

"O fato de o plano ser o terceiro principal objeto de desejo reforça a percepção de necessidade que os brasileiros enxergam na saúde suplementar e da qualidade de atendimento dos planos", analisa Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS.

O IBOPE Inteligência ouviu, entre abril e maio de 2015, 3,2 mil pessoas entre beneficiários e não beneficiários em oito regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem máxima de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Para quem não conta com o benefício, 86% entendem ser "importante ou muito importante" possuir um plano; 94% dos brasileiros acham que o plano de saúde é "essencial" e o principal motivo para o brasileiro desejar ter um plano, apontado por 84% dos entrevistados, é a qualidade do atendimento, avaliado como "rápido e de qualidade".

No ranking de escolhas, no qual o entrevistado que não possui plano de saúde tinha que apontar, por ordem importância, quais eram os três principais bens ou serviços que ele gostaria de contar, o resultado foi 71% para educação, 63% para casa própria e 53% para planos de saúde (o resultado porcentual é acumulativo porque o entrevistado poderia indicar mais de um item). Já entre aqueles que possuem plano de saúde, 74% indicaram educação, 73% casa própria e 57% planos de saúde.

Satisfação
A pesquisa revela que 75% dos brasileiros que possuem plano de saúde estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos. "Os resultados mostram que os planos de saúde são um elemento-chave na estrutura da saúde do Brasil e que, para a maioria dos beneficiários, têm prestado atendimento adequado", analisa Carneiro, do IESS. "O fato de o plano ser o terceiro principal objeto de desejo reforça essa percepção de necessidade e atendimento de qualidade", adiciona.

Os principais motivos citados para a satisfação dos beneficiários são: atendimento rápido e de qualidade; praticidade na marcação de consultas; cobertura do plano; e qualidade dos hospitais e médicos.

De acordo com o IBOPE Inteligência, os beneficiários de Brasília são os que melhor avaliam seus planos. Na capital federal, 82% estão satisfeitos ou muito satisfeitos. Em segundo lugar aparece Porto Alegre, com 81% dos beneficiários satisfeitos ou muito satisfeitos. Na sequência, Salvador, onde 80% dos beneficiários se enquadram nesse grupo. A região metropolitana com o menor porcentual de beneficiários satisfeitos é Recife, onde 69% dos beneficiários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos.

Por outro ângulo, no Brasil, apenas 7% dos beneficiários declaram estar pouco ou nada satisfeitos com o plano que possuem. Um número que varia pouco de região para região. Em Porto Alegre e Manaus, somente 4% dos beneficiários se enquadram nesse grupo e, em Belo Horizonte, taxa mais alta do País, são 10% os insatisfeitos.

O IBOPE Inteligência também questionou se o beneficiário recomendaria seu plano a parentes ou amigos: 79% dizem que indicariam o próprio plano para alguém próximo.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: