Geral

Pesquisa inédita realizada pela Fiocruz traça Perfil da Enfermagem no

enfermagem pesquisa coren-pi divulga

Sábado - 11/07/2015 às 17:07



Dia 15 de julho será lançada, no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren – PI), a Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil que traça o perfil do profissional da Enfermagem através de estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nos 27 Estados do Brasil, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Coren – PI.



O evento contará com a apresentação da Dra. Maria Helena Machado, da Fundação Oswaldo Cruz, que mostrará os dados referentes ao Estado. A solenidade será realizada no auditório do Coren – PI, às 14h e terá a presença de todos os Conselheiros e representantes do Cofen.



De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem (cerca de 1,7 milhão). A pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem, inclui desde profissionais no começo da carreira (auxiliares e técnicos, que iniciam com 18 anos; e enfermeiros, com 22) até os aposentados (pessoas de até 80 anos) e foi encomendada com o objetivo de determinar a realidade dos profissionais e subsidiar a construção de políticas públicas.



“Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam do campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino. Isso demonstra a dimensão da pesquisa, que não contempla apenas os que estão na ativa, mas a corporação como um todo”, comenta a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: