Piauí é destaque em Prêmio Nacional de Redação entre cooperativas com

piaui destaque redação corporativa


“Com o Cooperativismo eu pude perceber que as pessoas que fazem parte da minha vida são mais importantes até mesmo do que eu. É também uma forma de mostrar para as pessoas que o mais importante são elas e não o dinheiro ou o lucro”, esse é o pensamento da vencedora do 6º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Entre cerca de 18 mil redações, o texto da piauiense Nidya Ruthy Oliveira foi eleito o melhor na categoria II, que compreende alunos do 6º ao 9º ano.

Esta edição do Prêmio contou com a participação de escolas públicas e cooperativistas educacionais de 12 unidades estaduais, entre elas: Piauí, Paraíba, Goiás, São Paulo e Santa Catarina, entre outras. Os três primeiros colocados da categoria I, com alunos do 4º e 5º ano, e categoria II, serão premiados com uma viagem para Nova Petrópolis-RS, considerada a Capital Nacional do Cooperativismo, além de notebook, computador desktop e tablet, pela ordem de classificação.

O Cooperjovem é um programa de formação e capacitação que tem o objetivo de difundir a cultura cooperativista, apresentando-a com forma de enaltecer valores essenciais como a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a responsabilidade, a democracia, a igualdade e equidade, a honestidade e a ajuda mútua. Suas atividades estão voltadas para a construção participativa, incentivando o aluno a relacionar-se com seu grupo e com o meio; a desenvolver o senso crítico e o processo de tomada de decisões de forma que suas opções o satisfaçam pessoalmente e que sejam socialmente positivas.

Nidya Oliveira, com apenas 14 anos, fala e escreve como gente grande, e acredita que se diferencia dos alunos de escolas comuns porque faz parte da história de avanço do Cooperativismo. Ela, que vivencia a prática dessa ideologia desde o início de sua vida estudantil, já que sempre foi aluna de cooperativa educacional, sabe bem como fazer uso dos princípios advindos desse sistema de ideias e dos benefícios que este pode trazer.

Com muita propriedade sobre o assunto, a estudante da escola cooperada fez uso de todo o conhecimento de causa que possui para trabalhar em forma de diário sua dissertação e alcançar o primeiro lugar no concurso de redação. O tema proposto pela organização do Prêmio foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”, e Nidya acredita que o formato de seu texto foi o diferencial entre ela e os demais candidatos.

Para Bernardo Cavalcante, presidente da cooperativa educacional onde Nidya Oliveira estuda, o prêmio traz responsabilidades. “Estamos num momento de resgate do hábito da leitura, que vem sendo desvalorizado com o tempo. Nós sabemos que para escrever é muito importante ter uma boa leitura, e esse Projeto vem para incentivar esse hábito de leitura e escrita, necessário para a toda a vida. O prêmio mostra que estamos na linha certa, e nos remete ainda a um compromisso de manter esse trabalho”, afirma.

No Piauí, além do campo educacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP/PI atua nos setores de Transporte, Produção, Crédito, Saúde e Agropecuária. O sistema trabalha com o incentivo à profissionalização das cooperativas, Assessoria Técnica, Jurídica e Contábil, e apoio à criação de novas cooperativas.

De acordo com o superintende do SESCOOP/PI, Marcos Moraes, o Prêmio indica que o Cooperativismo Educacional está se fortalecendo no Estado. “O cooperativismo educacional, assim como a educação no Estado do Piauí, vem se fortalecendo bastante e nós temos o compromisso de incentivar e apoiar esse crescimento e qualidade. O Prêmio da aluna Nidya muito nos orgulha e nos motiva a manter esse projeto Cooperjovem, que tem nos rendido bons frutos”, pontua o superintendente.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: