Piauí implanta Programa de Agricultura Familiar

Rural Socioambiental MMA Agricultura Familiar Piauí


Ações educativas que visem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. Essas são as bases do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com as entidades que trabalham diretamente com ações de cunho ambiental e com a agricultura. No Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema)r, realizou, na manhã desta sexta (16), no auditório do órgão, a primeira reunião para a implantação do programa.

“Esta é uma das diretrizes estratégicas que o Governo do Estado vem desenvolvendo no âmbito da agricultura familiar e a Secretaria de Meio Ambiente, junto com outras instituições, vai desenvolver o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar no estado. Iremos formar um comitê para executar as atividades e os trabalhos começam hoje. Em breve já teremos os primeiros resultados”, afirmou Joaquim Oliveira, diretor de Meio Ambiente da Semar.

O programa foi apresentado pela consultora do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Alves, mestre em agricultura familiar. “A proposta do Ministério do Meio Ambiente é construir, junto com os atores envolvidos, o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar em cada estado, contextualizando com as problemáticas existentes em cada região, para que se possa ter alternativas viáveis no seu desenvolvimento. Alguns estados, como o Pará, Tocantins e São Paulo, já estão bem avançados neste processo e iniciamos agora no Piauí. O comitê gestor que vai ser formado para executar as ações do PEAAF será legitimado e formalizado através da Semar”, explicou.

Participaram da reunião de implantação do Peeaf no Piauí representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag); Secretaria de Desenvolvimento Rural; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Embrapa; Instituto Nacional de de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI).

Sobre o Peaaf

O Peaaf é fruto da reivindicação dos movimentos de agricultores familiares ao Governo Federal, realizada no Grito da Terra 2009 e outras manifestações, que apontaram a fragilidade da Educação Ambiental no contexto rural. Tem como objetivos: I - contribuir para o desenvolvimento rural sustentável; II - apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais do país, no âmbito da agricultura familiar; III - fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; IV - promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis.

O programa é implementado por meio das seguintes Linhas de Ação: Linha 1 – Articulação com órgãos, políticas, planos e programas federais; Linha 2 – Apoio à elaboração e implementação de ações nos estados e territórios; Linha 3 – Apoio a processos educativos presenciais e à distância; Linha 4 – Fomento de projetos de EA na Agricultura Familiar; Linha 5 – Comunicação em Educação Ambiental para a Agricultura Familiar.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: