Piauí registra indice elevado de temperatura e diminuição de queimadas


Só ontem, dia 12, foram 17 ocorrências de queimadas atendidas pelo corpo de bombeiros

Só ontem, dia 12, foram 17 ocorrências de queimadas atendidas pelo corpo de bombeiros Foto: Francisco Leal

O jornal nacional, da emissora rede globo, noticiou ontem, os altos índices de temperatura e baixíssima umidade do ar em todo o Brasil e o Piauí se encontra entre os cinco estados que tiverem as maiores medições. A previsão pra hoje, dia 17, segundo a meteorologia, é que algumas cidades do Piauí marquem 39° de temperatura e que haja uma intensificação desses valores para os próximos meses, referentes ao B-R-O Bró, o que pode acarretar o aumento do número de queimadas e problemas respiratórios na população.

Segundo a meteorologista da SEMAR - PI, Sônia Feitosa, o índice de umidade relativa do ar em todo o estado, de norte a sul estão muito baixos, mas a situação é mais crítica no sul e no sudeste, na região do extremo semiárido piauiense. Nos últimos dois dias, foram registradas nas cidades de Santa Filomena, Bom Jesus e Gilbués, temperaturas de 38,8 °, Floriano ficou em segundo lugar com 38,7°, Teresina teve medição de 37°. Em São João do Piauí, Bom Jesus, Paulistana e Caracol, a previsão para hoje é de máxima de 39°.

As cidades do Piauí que mais apresentaram queda nos índices de umidade do ar foram: Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus e Gilbués com 15 %, o que já é um índice muito baixo. Caracol registrou 10%, número tão baixo que causou desconfiança nos meteorologistas acerca da medição do equipamento. A média ideal para o conforto e saúde humana é de 50 % na umidade relativa do ar.

Apesar da seca, houve uma diminuição de 26 % no número de queimadas em relação ao mesmo período do ano passado. “A grande maioria das queimadas é provocada pela ação humana, geralmente são realizadas por pequenos criadores de animais que querem alimentar seu gado com uma nova pastagem ou colocando fogo em entulho. Outro caso, são os fumantes que jogam a bagana do cigarro na beira da estrada, é preciso que esses condutores apaguem os cigarros antes de jogar em qualquer lugar”, afirma Sônia Feitosa.

Para diminuir os efeitos desses fenômenos, Sônia aponta alguns cuidados que devem ser tomados, “A tarde a gente tem que evitar sair desprotegido, deve-se usar protetor solar, roupas de mangas compridas, se possível roupas leves, usar sombrinha, chapéu, evitar fazer atividades físicas ou trabalhos que exijam exposição aos raios solares, podendo trocar de horário se possível, e também evitar queimadas de lixo nos quintais que é uma prática constante aqui no Piauí.”

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: