Polícia

OPERAÇÃO VOLT

Polícia faz buscas na casa de filho da prefeita de Luís Correia

Pedro Júnior Fontenele Brito está sendo investigado por vários crimes como fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Da Redação

Quarta - 07/02/2024 às 09:19



Foto: Divulgação Operação Volt
Operação Volt

Teresina (PI) - O filho da prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, é um dos alvos da operação Volt, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, na manhã desta quarta-feira (07) em Luís Correia, Parnaíba e Teresina. Pedro Júnior Fontenele Brito está sendo investigado por condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A ação acontece em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí (FICCO). De acordo com o Gaeco, a investigação apura desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública do Município de Luís Correia.

Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, conforme Decisão da Central Regional de Inquéritos III – Polo Parnaíba. Entre os alvos estão agentes públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.

O esquema

Segundo a investigação, há existência de uma estrutura criminosa composta por agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas que tem por fim desviar recursos públicos do município de Luís Correia. A dinâmica criminosa consiste no direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal.

Após o pagamento da empresa, parte do recurso público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da prefeitura.

A FICCO é composta pela Polícia Federal(PF), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e a Polícia Militar (PM-PI).

Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: