Polícia

ABUSO DE AUTORIDADE

Skatista denuncia abusos e truculência de guardas municipais; se acham policiais

Caso aconteceu no Terminal Livramento em Teresina na tarde do último sábado (28) e foi parar na Central de Flagrantes

Valciãn Calixto

Segunda - 30/09/2019 às 14:48



Foto: Reprodução Momento da agressão e constrangimento ao skatista no Terminal Livramento em Teresina
Momento da agressão e constrangimento ao skatista no Terminal Livramento em Teresina

Um skatista identificado como Jonh Brannd relata que Guardas Municipais o retiraram com truculência de dentro de um ônibus que deixava o Terminal Livramento, localizado no bairro Dirceu, na região Sudeste de Teresina, no final da tarde do último sábado (28).

Segundo texto publicado no site campeonatodeskate.com.br, John andava com seu skate pelo espaço do terminal de integração enquanto aguardava o coletivo que ia tomar. Ao entrar no transporte, “os agentes da Guarda Municipal entraram no ônibus em seguida agredindo o jovem que tinha acabado de entrar e sem que o mesmo tenha sido abordado ou advertido previamente”, diz o portal.

Ainda conforme o site, já após ter sido retirado de dentro do veículo, “o jovem foi imobilizado por estrangulamento e gritava pedindo para ser liberado. Isso foi o suficiente pra dizer que estava resistindo e desacatando a autoridade. Tomou spray de pimenta nos olhos e no rosto”, aponta.

Após ser dominado pelos Guardas Municipais da Prefeitura de Teresina, John foi colocado em uma viatura e levado para a Central de Flagrantes. Lá ele foi liberado, porém teve o skate retido pelos policiais. Até esse momento nenhum Boletim de Ocorrência havia sido registrado na unidade.

Marcas da agressão

Ao tomar conhecimento do incidente, diretores da Associação Teresinense de Skate foram até a Central de Flagrantes para entender o caso. Lá chegando, reclamaram de um suposto ‘corporativismo’ por parte da instituição. “Os agentes que já iam embora sem representar contra o jovem, agora se apresentam como vítimas e já até fizeram o exame de corpo e delito, mas nós e o jovem continuamos aguardando atendimento pra registrar o caso e receber a requisição pra exame de corpo e delito”, informa a publicação no site.

Os diretores e o jovem agredido só deixariam a Central de Flagrantes mais de meia noite. “Depois de muita insistência e espera, o jovem foi denunciado, assina um TCO como autor de um delito e vai responder a um inquérito policial por desacato e agressão aos guardas municipais, que relataram ter sido vítima de um jovem que lhe ameaçou com um SKATE, lhe ofendeu com xingamentos e lhes agrediu, mudando totalmente a narrativa inicial feita na recepção da Central de Flagrante”, denuncia uma das diretoras da Associação em postagem publicada em seu perfil no Facebook.

EXPULSÃO

Em 2018, um Guarda Municipal foi expulso da corporação após ter agredido um skatista em 2017 no Parque da Cidadania, Centro de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: