Política

Pesquisa revela que Abdoral venceria eleição de lavada em São João do Arraial

Se a eleição fosse hoje, o candidato do PT teria mais que o dobro dos votos de Adalgisa Sá, sua principal adversária

Por Luiz Brandão

Segunda - 15/04/2024 às 12:37



Foto: Reprodução Abdoral Melo e Adalgisa Sá
Abdoral Melo e Adalgisa Sá

Se as eleições municipais fossem hoje, o pré-candidato do PT, Abdoral Melo da Silva, seria eleito prefeito de São João do Arraial com mais que o dobro dos votos da sua principal adversária, a professora Adalgisa Sá Castro, do MDB, e do marido dela, Juscelino Augusto Rocha, que também foi citado como pré-candidato pelo mesmo partido da esposa.

Isso é o que revela pesquisa realizada pelo Amostragem, um dos institutos de pesquisa de  maior credibilidade do Piauí. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de março passado. Foram ouvidas 300 pessoas com idade de 16 anos ou mais.

O levantamento foi encomendado pelo Partido dos Trabalhadores- PT, e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI, sob o número 03719/2024, em 25 de março de 2024.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Abdoral aparece em primeiro lugar, com 29,67% da preferência dos eleitores, contra apenas 10,67% das intenções de voto em Adalgisa, que fica em terceiro lugar. Os demais nomes surgidos na pesquisa ficam apenas com 0,33% cada.

Na espontânea, a atual prefeita, Vilma Lima, aperece em segundo lugar, com 13,67% das citações. Vilma não está na disputa porque está em segundo mandato e, pela legislação eleitoral, não pode concorrer a um terceiro mandato ininterrupto. 

Diferença é maior na estimulada 

Mas é na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, que Abdoral mostrar ainda mais distância para sua principal concorrente. Na estimulada ele aparece com 61,33% da preferência dos entrevistados enquanto Adalgisa fica com apenas 24,0%, uma diferença de 37,33%.

Ainda na pesquisa estimulada, outros dois nomes apresentados aos entrevistados somaram 3,67% das citações. Não souberam ou não quiseram opinar 5,67% dos ouvidos. Os que votariam em branco ou nulo somaram 2,33% dos entrevistados e 3% disseram não votar em nenhum candidato.

São João do Arraial é um município da Região do Baixo Parnaíba, no Território dos Cocais, no Norte do Piauí. Tem uma população de pouco mais de 7.3 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Matias Olímpio, Luzilândia, Esperantina, Campo Largo e Morro do Chapéu.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: