Política

ELEIÇÕES 2024

PT adia decisão sobre candidatura à Prefeitura de Teresina

Nesta terça-feira (29 , na reunião do Diretório, ele apresentou as pesquisas mais recentes

Por Arnaldo Silva e Roberto Araújo

Terça - 29/08/2023 às 19:24



Foto: Roberto Araújo Fábio Novo chega à reunião do Diretório Municipal do PT
Fábio Novo chega à reunião do Diretório Municipal do PT

Ficou para esta quarta-feira (30) a decisão do Diretório Municipal sobre a candidatura do PT à Prefeitura de Teresina. A decisão ocorreu em atenção a uma proposta do pré-candidato Fábio Novo, que espera para manhã desta quarta um acordo com também pré-candidato Franzé Silva.

O próprio deputado estadual Fábio Novo (PT) confirmou  que a decisão sobre a definição do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2024 ocorrerá somente nesta quarta-feira (30/08).

Fábio chegou por volta das 19 horas desta terça-feira (29) à Câmara de Teresina para a reunião do Diretório Municipal do PT. Ainda na noite desta terça-feira (29) está ocorrendo uma reunião de lideranças petistas em busca de um consenso de nome para a disputa.

“Nós viemos trazer aqui o resultado das três pesquisas que foram encomendadas. De ontem de noite para cá, nós tivemos muitas conversas. E colocar para o Diretório, que nós recebemos aqui uma proposta de pedir mais um prazo até amanhã, para encontrar esse entendimento”, relatou Fábio Novo ao chegar à reunião.

Em entrevista à imprensa, o deputado disse que conversou com o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), suplente de deputado estadual Cícero Magalhães, e esclareceu que a decisão sobre o nome do pré-candidato deverá ser anunciada somente amanhã. Hoje, na reunião do diretório, ele apresentará somente as pesquisas mais recentes.

"Nós vamos buscar até o último momento um entendimento, estamos trabalhando para alcançar isso. Conversei com o deputado Cícero Magalhães e pedi um prazo adicional até amanhã para que possamos construir esse entendimento. Vamos aguardar até amanhã. Quem esperou até hoje pode esperar até amanhã", enfatizou o deputado estadual.

Fábio afirmou que já é hora de encerrar essa fase do debate interno para que a sociedade possa conhecer o nome do candidato do PT e para que o partido avance para a próxima etapa.

“O PT é diferente porque nós fazemos o debate aberto e democrático. Nós começamos esse processo com quatro nomes. Hoje tem dois. Agora, eu defendo que nós temos que encerrar essa etapa do debate interno, porque já é um debate de sete meses. Então, vamos encerrar esta página porque a sociedade quer saber quem é o nome do PT, vários partidos políticos, que são da base do governador Rafael, querem saber quem é o candidato do PT, para que a gente possa passar para a segunda fase, que é a fase de dialogar a composição com outras forças políticas, para que a gente apresente uma proposta de reconstrução da cidade”, disse.

Partido está preparado para entregar resultados

O deputado Fábio Novo afirmou que o PT está preparado para assumir o executivo municipal e que é o partido mais preparado para entregar resultados positivos para a capital piauiense.

“Tem muitas coisas que precisam ser feitas na cidade. Na área de segurança, na área de transporte, na área da saúde, na área de drenagem. E nós somos a equipe que mais pode entregar para a cidade. Porque nós teremos a chance de ter um prefeito, que vai estar alinhado com um governador, que hoje tem 80% de aprovação na nossa capital, que tem acesso a uma bancada federal. Dos 10 deputados federais que tem hoje, quatro são do PT. É quase a metade. Então nós vamos ter muito acesso à bancada federal, que tem recursos, que tem emendas que podem colocar para a cidade de Teresina. E temos ainda o privilégio de ter o presidente da República. Então nós temos uma chance ímpar de ter o prefeito do Partido dos Trabalhadores que vai estar alinhado com um projeto estadual e um projeto nacional”, enfatizou.

Fábio e Franzé

Ao falar sobre o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva, Fábio Novo afirmou que o parlamentar é um companheiro de partido e que os dois estão sempre em diálogo.

"[Franzé Silva] é um companheiro de partido, e nós mantemos um diálogo constante. Ele é o presidente da Assembleia, e eu sou o líder do governo. Nos encontramos praticamente todos os dias, discutindo projetos que precisam ser aprovados na casa. Esta gestão tem se mostrado eficaz, sendo capaz de aprovar leis em tempo recorde, e isso acontece porque estamos alinhados. Essa sintonia não será perdida", afirmou.

Fábio relembrou o processo eleitoral de 2020 e destacou que o partido seguiu o mesmo caminho naquela ocasião.

"Tivemos candidatos, realizamos debates internos, como é praxe no PT. Podemos ter nossas discussões e divergências, mas no final, todos nos unimos e trabalhamos em prol da cidade", acrescentou.

Prazo encerrando

Fábio Novo revelou também ter participado de uma reunião com o governador Rafael Fonteles, a ex-governadora Regina Sousa, o ministro Wellington Dias e os deputados Cícero Magalhães, Franzé Silva e João de Deus. Durante essa reunião, de acordo com Novo, foi decidido que uma pesquisa seria realizada como critério para a escolha do candidato do PT à Prefeitura de Teresina. Além disso, ficou acordado que até o final de agosto os resultados seriam homologados.

"Essa decisão continua válida. Hoje é o dia 29, e amanhã será o dia 30, ou seja, estamos dentro do prazo. Portanto, faremos todos os esforços para concluir isso amanhã. Conversamos sobre isso com o presidente do diretório municipal, deputado Cícero Magalhães. Após as conversas que tivemos recentemente, ele solicitou que continuássemos o diálogo e que, amanhã, realizássemos uma nova reunião para finalizar o processo por meio do diálogo", finalizou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: