Política

Embaixadora da União Europeia trata sobre projetos de hidrogênio verde na Alepi

Marian Shuegraf visitou a Assembleia Legislativa do Piauí e fortaleceu a parceria entre o Brasil e União Europeia

Da Redação

Quarta - 27/03/2024 às 17:14



Foto: Reprodução Marian Schuegraf e Franzé Silva
Marian Schuegraf e Franzé Silva

Durante visita a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quarta-feira (27), a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Shuegraf, falou sobre as contribuições do legislativo piauiense no desenvolvimento da produção de hidrogênio verde. Segundo o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), a visita teve o objetivo de estreitar a relação entre a União Europeia e o Piauí, e maneira a promover o desenvolvimento sustentável, com melhor aproveitamento das energias limpas, do hidrogênio verde e do turismo sustentável.

Franzé acompanhou a visitante desde a chegada na Esplanada da Avenida Marechal Castelo Branco. Marian Shuegraf elogiou a iniciativa da Assembleia de criar uma comissão especial para acompanhar o tema energia limpa e ressaltou a importância da troca de experiências entre parlamentares de todo o Brasil e a União Europeia.

 “Importante sair um pouco do eixo Rio - São Paulo e incluir parlamentares de outras regiões para termos conhecimento das várias realidades que o Brasil tem e estreitar os laços com parlamentos de todo o país”, afirmou a embaixadora.

A Alepi será a primeira Assembleia Legislativa a criar uma Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde. A casa também vai formalizar termo de cooperação com a União Europeia, de modo a realizar um intercâmbio de ideias e práticas, inclusive no que toca à legislação nessa e em outras áreas.

 A Comissão Especial do Piauí será presidida pelo deputado Francisco Limma (PT) e irá acompanhar os projetos e investimentos realizados no estado, bem como trabalhar a melhoria e modernização da legislação ambiental para mais avanços.

 "Essa possibilidade de conhecer e aprimorar as leis para a nossa realizada é muito importante. Essa troca de ideias será primordial", afirma o presidente da Comissão Especial.

Marian Shuegraf afirmou que a aproximação com o Piauí é importante em diversas áreas como energias limpas, principalmente por conta do hidrogênio verde, e turismo sustentável. 

“A União Européia tem cooperação com o Piauí na infraestrutura. Nós queremos expandir muito a cooperação com estados que são ambiciosos como o Piauí, sobretudo na sustentabilidade, com energias renováveis”, afirmou a embaixadora.

"É essencial aproveitarmos melhor nosso imenso potencial agrícola, visando à exportação e ao mercado interno, diversificando as atividades econômicas, olhando e trazendo para o centro as economias populares", disse Franzé Silva.

O parlamentar também elogio o trabalho do governador Rafael Fonteles (PT), que tem viajado para o exterior em busca de investimentos voltados ao crescimento econômico e desenvolvimento social do Piauí.

Participaram do encontro as deputadas Ana Paula, Simone Pereira do MDB, a deputada Elisangela Moura do PCdoB, os deputados Ziza Carvalho, Dr. Felipe Sampaio do MDB, Bessah e Thales Coelho, do Progressistas, Dr. Gil Carlos, Ziza Carvalho, Dr. Vinícius, Fábio Novo,  Limma e Hélio Rodrigues do PT e também da ouvidora geral da Assembleia, ex-deputada Teresa Britto.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: