Política

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Lula quer intensificar a participação social nas políticas públicas, diz secretário

Renato Simões, secretário nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, concedeu entrevista ao Piauí Hoje.Com

Da Redação

Segunda - 29/04/2024 às 11:32



Foto: Reprodução/Instagram Seminário de Participação Social com Educação Popular nos Territórios
Seminário de Participação Social com Educação Popular nos Territórios

O secretário nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Renato Simões, participou do “Seminário de Participação Social com Educação Popular nos Territórios", em Teresina (PI). O evento começou na sexta-feira (26) e terminou nesse domingo (28).

O seminário reuniu movimentos sociais e organizações da sociedade civil que promovem a educação cidadã e popular em seus processos participativos, e contou com a participação de representantes de nove estados do Nordeste.

Renato Simões, em entrevista ao Piauí Hoje.Com, afirmou que o governo Lula tem buscado enraizar nas suas políticas públicas o processo de organização da participação social na base, com formação cidadã para a democracia.

"Essa é uma relação bastante importante, porque os movimentos sociais foram fundamentais, desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef em 2013, passando pela resistência aos projetos neoliberais e neo-facistas que marcaram os governos anteriores, defendendo a liberdade do presidente Lula e a recuperação do processo democrático no país. Os movimentos sociais são vistos como parte da governança de um governo participativo", declarou.

Ele também disse que há uma expectativa muito grande em relação à parceria com o Governo do Piauí, pois aqui a participação social ganhou um novo patamar com a criação da Secretaria das Relações Sociais (Seres). O secretário destacou ainda quais são as pautas prioritárias do governo para a participação social.

"Para esse programa de participação social nos territórios, nós estamos priorizando três grandes temas: a implantação das políticas públicas de combate à fome nas áreas de maior insegurança alimentar; a colaboração para a prevenção de riscos de catástrofes naturais ou para atuação em emergências climáticas; e também os territórios indígenas, quilombolas e de povos e comunidades tradicionais, que são, portanto, os três territórios principais onde queremos iniciar a participação popular com muita força", informou Renato Simões.

O evento foi organizado pela Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Governo do Piauí. Este é o primeiro de uma série de seminários regionais que serão realizados até o mês de junho, com o objetivo de criar uma relação da Secretaria Geral da Presidência com as redes de educação popular para promover a participação social nos territórios.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: