Política

INVESTIGAÇÃO

Paulo Gonet define Ramagem como 'risco' à integridade da Operação First Mile

Ramagem teria obtido acesso a informações acerca de investigações de irregularidades encontradas em sua gestão na Abin.

Da redação

Sexta - 26/01/2024 às 09:01



Foto: Valter Campanato / Agência Brasil Deputado federal e ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem
Deputado federal e ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem

Segundo o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) utilizou da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional para ter acesso aos dados sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Gonet deu o aval para que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a operação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Em seu testamento, o Gonet classifica o deputado federal como “risco” à integridade das investigações sobre a Operação First Mile, programa de espionagem secreto no qual é apurado seu envolvimento.

Investigado por participação em um programa de espionagem política revelado nessa quinta-feira (25), Ramagem teria obtido acesso a informações sobre investigações de irregularidades encontradas em sua gestão no órgão de inteligência.  

De acordo o relatório do procurador-geral, a CCAI obteve no ano passado dados confidenciais de investigações sobre a vigilância de indivíduos considerados opositores do então presidente Jair Bolsonaro, incluindo políticos, jornalistas, advogados e até ministros do Supremo Tribunal Federal, durante a passagem de Ramagem no comando da Abin.

Durante 2023, Ramagem ainda requisitou documentos da Abin e de outras entidades de inteligência, abordando temas como os incidentes de 8 de janeiro e movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhos Sem-Terra (MTST).

As informações recém descobertas pela investigação promovem incerteza acerca da pré-candidatura do deputado federal para a prefeitura do Rio de Janeiro. Para os apoiadores de Bolsonaro, a percepção predominante é que Ramagem será abatido politicamente antes mesmo de lançar oficialmente sua candidatura. 

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: