Política

POSSE NA CÂMARA

"Não estamos aqui para ser laranja de ninguém", avisa Graça Amorim ao ser diplomada na vaga do PL

Vereadora foi diplomada na vaga de Leonardo Eulálio após cassação por fraude da cota de gênero

Da Redação

Quinta - 09/05/2024 às 13:26



Foto: Roberto Araújo Vereadora Graça Amorim
Vereadora Graça Amorim

A vereadora Graça Amorim (PRD) recebeu diploma do Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta-feira (09). A parlamentar adquiriu o direito de assumir o cargo após vencer uma batalha judicial contra o PL, condenado à perda do mandato de toda a chapa por fraude de candidaturas femininas. 

A diplomação foi liberada pela juíza Júnia Maria Bezerra, da 1ª Vara Eleitoral de Teresina, quando negou o recurso do Progressistas, que tentava reaver  o mandato acusando Graça de infidelidade partidária. 

Ao ser diplomada, a vereadora mandou um recado aos partidos políticos: "Quero parabenizar às mulheres e dizer aos partidos políticos: respeitem as mulheres porque não estamos aqui para ser laranjas de ninguém".

Graça Amorim ficou na suplência do partido Progressistas na eleição de 2020. Na época, ingressou com ação acusando o PL de fraudar três candidaturas femininas para usufruir do recurso destinado a elas. O PL não conseguiu comprovar a realização das campanhas das três candidatas e na apuração só foi constatado um voto para uma delas. As outras duas não obtiveram sequer o próprio voto.

No período da janela partidária, abril deste ano, a vereadora mudou de sigla, ingressando no PRD.

A decisão da justiça eleitoral saiu na semana passada. Na oportunidade, o presidente do diretório estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, afirmou que o partido entrará com ação para reaver o mandato. Porém, Graça Amorim afirma que o mandato pertence a ela, já que ela cumpriu o prazo estabelecido pela legislação, que é a janela partidária.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: