Pontos de luz em planeta anão se comportam de maneira estranha

pontos luminosos planeta anão misterio estranhos


Cientistas buscam decifrar o mistério dos pontos luminosos

Cientistas buscam decifrar o mistério dos pontos luminosos Foto: agencias

 Os misteriosos pontos brilhantes do planeta anão Ceres se iluminam durante o dia - e mudam constantemente.

As “manchas” misteriosas foram vistas pela primeira vez, no ano passado, pela sonda Dawn da NASA, e o material brilhante, visto na cratera de Occator, provocou muita especulação, levando muitos a acreditar que poderia tratar-se de uma base alienígena.

Não se trata de uma base alienígena, mas certamente é algo muito estranho.

Os pesquisadores do observatório chileno de La Silla usaram o espectrômetro HARPS em seu telescópio ESO e detectaram não só as variações esperadas à medida que o planeta Ceres gira, como também descobriram que os pontos se iluminam durante o dia, além de outras alterações.

As observações sugerem que o material dos pontos de luz é volátil e que se evapora no calor da luz solar.

O líder do estudo, Paolo Molaro, afirmou: “Assim que a sonda Dawn revelou os misteriosos pontos de luz na superfície de Ceres, eu pensei imediatamente nos possíveis efeitos mensuráveis causados pela Terra”.

“À medida que o planeta Ceres gira, os pontos se aproximam da Terra e então regridem novamente, o que afeta o espectro da luz solar que se reflete na Terra.”

A equipe concluiu que as alterações observadas poderiam dever-se à presença de substâncias voláteis, que se evaporam sob a ação da radiação solar.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: