Praças de Teresina sofrem com depredação

As praças do Centro de Teresina esperam por uma reforma há anos


Apesar do concerto recente, passagem dificulta o trânsito de pedestres na praça da Bandeira

Apesar do concerto recente, passagem dificulta o trânsito de pedestres na praça da Bandeira Foto: Samuel Brandão

Devido a ação do tempo, da utilização ou atos de vandalismo, as maiores praças do Centro de Teresina apresentam depredações como a Marechal Deodoro da Fonseca, ou Praça da Bandeira, como é mais conhecida, que está com o piso da entrada lateral com pedras espalhadas pelo passeio, o que dificulta a passagem de pedestres que correm inclusive risco de acidentes.

Ainda nesta praça, há o comércio não autorizado de mercadorias, exemplo disso foi a abordagem truculenta feita por um desses vendedores à nossa equipe de reportagem.

Outras praças sofrem com a depredação por conta de pichações, como a da Costa e Silva e a Pedro II, onde a quebra de luminárias, decorrente da falta de segurança, facilita a ação de vândalos. Outra que também precisa de uma reformna é a praça Demóstenes Avelino, a praça do Fripisa, que tem intensa movimentação por abrigar duas paradas de ônibus. 

A prefeitura, através de recursos próprios, está executando obras de revitalização das praças e ruas do centro e da zona norte de Teresina. O projeto abrange a manutenção de vias de acessibilidade, iluminação, reparação e troca de assentos, além de outras melhorias. Apesar de realizadas, algumas obras já demostram depredações ou falta de cuidados por parte da população ou mesmo do poder público.

A recuperação das praças é parte de um pacote de recursos próprios do município, ao todo foram destinados 1 milhão e 80 mil reais para a execução do projeto. As obras tiveram início nas praças da Bandeira, Saraiva, Marquês, Primavera e Firmino Filho, onde foram feitas diversas reformas dentre elas: rampas de acessibilidade, serviços de jardinagem, reposição de assentos, manutenção da iluminação e dos passeios.

Pedras soltas no passeio da praça da bandeira dificultam o trânsito de pedestresPedras soltas no passeio da praça da bandeira dificultam o trânsito de pedestresFoto: Samuel Brandão
Praça da Costa e Silva com depósito de água parada possibilitando a criação de mosquitosPraça da Costa e Silva com depósito de água parada possibilitando a criação de mosquitosFoto: Samuel Brandão
Praça Pedro II está com suas instalações pichadas e luminárias quebradasPraça Pedro II está com suas instalações pichadas e luminárias quebradasFoto: Samuel Brandão

Segundo a assessoria de imprensa da SDU centro/norte, está prevista, até o fim do ano, a reforma das praças Da Costa e Silva e do Fripisa, posteriormente, todas as outras da zona norte e do centro serão revitalizadas e ainda, o canteiro central da Frei Serafim, a rua climatizada, além da criação do Museu da imagem e do som de Teresina, no antigo prédio da câmara de vereadores.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: