Pré-inscritos no Piauí, para cursos do PARFOR, ainda é pequeno

pequeno número inscritos Parfor


Encerra no dia 13 de março, o período de pré-inscrições para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estão disponíveis um total de 47.365 vagas, sendo 26.630 em Cursos de Licenciatura, 17.015 em Cursos de Segunda Licenciatura e 1.720 em Cursos de Formação Pedagógica.



Os cursos ofertados pelo PARFOR são gratuitos e destinam-se a professores que atuam em escolas públicas, na educação básica e que não contam com a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDR).



Os dados do mapa das pré-inscrições disponível na Plataforma Freire revela que, até nesta quarta-feira (25), o número de pré-inscritos no estado do Piauí ainda é pequeno. O Estado conta com 5.970 vagas para Cursos de Primeira Licenciatura, sendo que apenas 640 docentes (ou tradutor intérprete de Libras) realizaram suas pré-inscrições.



Em relação aos Cursos de Segunda Licenciatura, o mapa mostra que 1.161 professores se pré-inscreveram, mas ainda restam 5.729 vagas disponíveis. Para os Cursos de Formação em Pedagogia há 340 vagas para o Piauí e apenas 20 docentes se pré-inscritos.



A pré-inscrição deve ser feita, exclusivamente por meio eletrônico, na Plataforma Freire, no endereço http://freire.capes.gov.br.



É importante ressaltar que a pré-inscrição não garante a matrícula do professor. A efetivação da matrícula depende do atendimento aos requisitos do programa e das normas acadêmicas da Instituição de Educação Superior (IES) ofertante do curso.



No total, o PARFOR está ofertando para o estado do Piauí 13.200 vagas que estão distribuídas dentre as três Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado, participantes do Plano: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).



PARFOR/UFPI

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está oferecendo mais de 6 mil novas vagas, que serão distribuídas nos campi/pólos de: Teresina, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba e Picos.



Os interessados podem optar pelos os cursos de licenciaturas em: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, Física, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música, Pedagogia e Letras Libras, o novo curso do PARFOR/UFPI ofertado para o período letivo 2016.01.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: