Piaui Hoje





Municípios

Descaso

Prefeituras do Piauí podem perder verba da Funasa por falta de projeto

Atualizado em 17/05/2012 - 15:06 h
Tamanho da fonte: 15    
 Dos 224 municípios piauienses, apenas 37 foram contemplados com recursos da Funasa para construção de estruturas para tratamento de resíduos sólidos. Entre os contemplados, apenas os prefeitos de Porto e Jardim do Mulato apresentaram projetos. "É a primeira vez que o Piauí recebe um recurso dessa ordem da Funasa. Precisamos apenas que os gestores dos municípios contemplados apresentem seus projetos para a execução de obras que são importantes para a população e para o meio ambiente", afirmou o diretor de saúde ambiental da Funasa, engenheiro Henrique Pires.

Entre as prefeituras que deveriam ter apresentado projeto está a de Campo Maior, administrada pelo prefeito Paulo Martins (PT). São R$ 17 milhões disponíveis desde dezembro de 2011 para investimentos na área de saneamento que podem retornar aos cofres de Brasília por não existir projetos para aprovação do Governo Federal.

Contudo, com a liberação da verba de R$ 17 milhões, Henrique Pires lembra que, se não utilizados para essa finalidade, os recursos ficarão empenhados. "Apenas essas cidades podem usá-los. Não se pode nem transferi-los para onde se há projetos", ressalta fazendo um apelo aos gestores e às empresas que trabalham diretamente com a elaboração de projetos.

Para evitar que os recursos sejam "perdidos", a Funasa convocou os prefeitos dos municípios para pedir celeridade na elaboração de projetos de resíduos sólidos. Os técnicos da Funasa irão orientar os gestores. O encontro acontece a partir das 10horas na sede do órgão. "Os benefícios são incalculáveis para os municípios e a população. Os gestores precisam se conscientizar disso. Nesse encontro vamos mostrar a eles essa importância", frisa Henrique Pires, diretor de saúde ambiental da Funasa.

Confirmaram presença os prefeitos de Avelino Lopes, Cajazeiras do Piauí,Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Canto do Buriti, Capitão de Campos, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Jacobina do Piauí, José de Freitas, Milton Brandão, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Padre Marcos, Palmeiras, Parnagua, Porto, Regeneração, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurgueia e São José do Piauí.


Fonte: agencias  |  Editor: Paulo Pincel

Comentarios



Assine nosso newsletter




© 2014. | Piauí Hoje | Todos os direitos reservados. Emails para contato: redacao@piauihoje.com - comercial@piauihoje.com - financeiro@piauihoje.com Rua Dr. Ocílio Lago - 1197 - Ininga - Teresina(PI) - CEP - 64048-025 - Telefones do Piauí Hoje: (86)3237-1000 e (86)9987-9655