Polícia

PRF apreende 600 toneladas de excesso de carga em caminhões

Polícia Rodoviária Federal realizou a Operação Safra no Sul do Piauí

Segunda - 11/07/2016 às 13:07



Com o objetivo de combater o trânsito de caminhões com excesso de peso, a Polícia Rodoviária Federal realizou, de 06 a 10 de julho, a Operação Safra, na região Sul do Piauí, abrangendo os municípios de Picos, Floriano, Eliseu Martins, Cristino Castro e Bom Jesus.

Durante a Operação, foram flagrados 40 caminhões transitando com excesso de peso, resultando em 600 toneladas excedentes retiradas de circulação e R$ 180.000,00 em multas. Dentre os casos, 7 condutores foram flagrados transportando carga sem o pagamento do tributo devido, tendo sido acionada a SEFAZ/PI para a cobrança dos impostos e aplicação das penalidades correspondentes.

Os veículos que transitam com excesso de peso danificam a pavimentação das estradas, contribuindo para a formação de buracos e deformações no asfalto, gerando perigo aos demais condutores e prejuízos à coisa pública. Além disso, como estão transportando carga além da capacidade, o controle e a frenagem do veículo ficam prejudicados, o que eleva as chances de um acidente grave em situações de risco, uma vez que o seu condutor dificilmente vai conseguir efetuar manobra hábil para evitar uma colisão, atropelamento ou saída de pista.

A fiscalização de excesso de peso é mais uma frente de trabalho da PRF sempre buscando levar segurança com cidadania a toda a sociedade.

Fonte: PRF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: