Professor do CEV dá dicas de como se preparar para o Enem na reta final

Essas são as principais dicas: revisar, manter a calma, aliar o estudo com relaxamento e focar na leitura


Revisar, ler para a redação e relaxar, essas algumas das dicas pra quem vai fazer o ENEM

Revisar, ler para a redação e relaxar, essas algumas das dicas pra quem vai fazer o ENEM Foto: Samuel Brandão

Daqui a sete dias, acontece a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que levará milhares de brasileiros a ingressarem no ensino superior e assim poderem escolher a profissão de suas vidas. Por ser um teste bastante concorrido, a prova causa muitas vezes cobranças, nervosismo e ansiedade nos candidatos que estudaram para poder entrar no ensino superior.

Em entrevista ao Piauí Hoje, o professor de matemática e diretor pedagógico do grupo CEV, Neto Ceará, dá algumas dicas de como agir na reta final para a prova e como conseguir bons resultados.

Piauí Hoje: Professor Neto, quais são suas dicas para os estudantes nessa reta final para a prova do ENEM para que possam ter bons resultados?

Neto Ceará- A gente orienta os alunos, nessa reta final, a focar na revisão dos conteúdos, mas revisar de uma forma organizada, resolvendo pelo menos as três últimas provas do ENEM, se não sabe resolver pega as resoluções na internet, observando assim o nível da prova.

Em segundo lugar, sei que é difícil...mas tentar procurar manter a calma e aliar essas revisões com relaxamento, não adianta entrar em desespero, não adianta querer aprender tudo em pouco tempo, não dá mais tempo, vai ficar nervoso e não vai ter um bom rendimento.

Terceiro ponto é a leitura, aprimorar a leitura, aproveitar o tempo livre para ler, leitura de que? De atualidades, revistas, portais que tragam notícias atuais pra se ter uma visão holística, global do que está acontecendo no mundo. Essas são as principais dicas: revisar, manter a calma, aliar o estudo com relaxamento e focar na leitura

O quarto ponto mais importante é a redação. Escrever, ver possíveis temas , a leitura te dá condições de argumentar acerca de possíveis temas da redação, os temas da redação eles sempre envolvem questões sociais, a violência doméstica, a questão do idoso, a criança, a importância da mulher na sociedade, a poluição, etc, é bom ler atualidades para estar preparado pro tema que cair na prova de redação.

Piauí Hoje – Qual a média de tempo é necessária para estudar nessa reta final ?

Neto Ceará- É aconselhável diminuir o tempo e o ritmo de estudo para 4 ou 5 horas. Tem aluno que “tá botando quente” estudando quase dez horas juntamente com as aulas do colégio, mas é bom que faça revisões nessa reta final e um estudo com tempo ideal de 4 a 5 horas.

Piauí Hoje – Quais são as dicas para o dia da prova?

Neto Ceará - Antes do dia da prova é aconselhável dormir bem, descansar, não se alimentar de “coisas” pesadas e verificar onde vai ser o local de provas. No dia da prova, não se alimentar de comidas pesadas e lembrar que o portão fecha meio dia, a prova começa 12:30 mas os portões fecham ao meio dia. É bom sair de casa cedo pra evitar congestionamentos ou qualquer outro imprevisto. Na hora da realização da prova, respirar, relaxar e focar no que já sabe.

Piauí Hoje – Professor Neto e em relação à escolha do curso, o que você aconselha para os candidatos?

O Sisu tem uma vantagem e uma desvantagem, a vantagem é que você opta pelo curso, coloca a média que você conseguiu lá e sabe se passou ou não. Para dar uma satisfação à família, alguns estudantes que não passaram no curso de seus sonhos , botam a nota para um curso com a média mais baixa e acabam escolhendo um que não é de seu agrado, perdendo assim bastante tempo.

Eu aconselho realmente fazer o curso que você quer, que você gosta, senão der certo tenta mais uma vez, mas não se deixe levar por essa ansiedade de querer passar a todo custo, você tem que ver quais são suas habilidades e fazer o curso que você deseja, o curso dos seus sonhos.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: