Brasil

Professores de matemática realizam encontro para debater interdiscipli

professores matemática

Segunda - 21/05/2012 às 15:05



Professores da rede municipal de Teresina estão reunidos a partir desta segunda-feira (21) no Centro de Formação Odilon Nunes, zona norte da cidade, para a Semana da Matemática. Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Matemática que acontece em maio, conforme Lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2004, os formadores da área de Matemática apresentarão o Projeto Matematizando Saberes. O evento segue até a sexta-feira, dia 25.

Na programação da Semana da Matemática consta uma palestra do professor Antônio Cardoso Amaral, escolhido o Homem do Ano ALFA – Escolha do Leitor, realizada no site de ALFA. Filho de analfabetos, Amaral é o responsável pelo treinamento de alunos de escolas públicas de Cocal dos Alves para a Olimpíada Brasileira de Matemática. A palestra “Como a Matemática transformou a educação pública do município de Cocal dos Alves” que ocorrerá na quinta-feira, dia 24, terá ainda a participação do presidente do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), Horácio Almendra.

A meta do Projeto Matematizando Saberes que tem como parceira a organização não-governamental, o IQE, é promover o intercâmbio de saberes matemáticos presentes nas diversas áreas do conhecimento através da troca de experiências e discussões significativas envolvendo saberes matemáticos inseridos no contexto das diversas disciplinas do currículo escolar.

A Matemática tem, como uma de suas marcas o seu caráter prático, uma vez que seu uso permite solucionar problemas do cotidiano das pessoas, quando utilizada, em diversos contextos: econômicos, políticos, sociais, ajudando-as a exercer plenamente sua cidadania.

Na prática, o projeto traz ressignificações ao ensino da Matemática, ampliando o debate no âmbito da formação de professores. Debate esse que vem sendo desenvolvido com o apoio do IQE através de materiais didáticos e pedagógicos, o que possibilita, ao mesmo tempo, a contextualização de saberes como elemento facilitador na mediação entre o conhecimento sistematizado e o informal, promovendo a mobilização de ideias matemáticas presentes nas diversas áreas do conhecimento humano.

 

Fonte: Mayara Bastos

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: