Saúde

Profissionais da Maternidade Evangelina Rosa recebem treinamento para segurança de pacientes

Na parte teórica do primeiro módulo foram apresentados os objetivos e diretrizes do Núcleo de Segurança do Paciente.

Domingo - 11/09/2016 às 10:09



Foto: Ascom da MDER Enfermeiros, técnicos e auxiliares se mostram contentes com o treinamento
Enfermeiros, técnicos e auxiliares se mostram contentes com o treinamento

Com a finalidade de capacitar e conscientizar profissionais sobre a necessidade e importância do uso dos protocolos de segurança do paciente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NPS) em parceria com Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde (NEEPS) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realizaram no decorrer desta semana treinamento com cerca de 450 profissionais, dentre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Esse foi o primeiro módulo para contemplar as seis metas internacionais de segurança do paciente. Cada um dos módulos, distribuídos em teoria e prática, vão contemplar uma meta. Na parte teórica do primeiro módulo foram apresentados os objetivos e diretrizes do Núcleo de Segurança do Paciente, quais os protocolos e como segui-los desde a admissão da paciente até sua saída da maternidade.

Já na parte prática forma realizadas dinâmicas, onde cada participante relatava um exemplo já vivenciado – acerca do uso da identificação de pacientes – e , ainda, observavam o acompanhamento de outros setores. "A nossa intenção é implantar protocolos de segurança para resguardar o mãe filho desde admissão até sua saída", assegurou a enfermeira Meire Carla, responsável pelo treinamento.

Em relação a identificação do paciente, a ministrante do Curso acrescentou ainda que a pulseira de identificação também é importante para garantir a administração correta de medicamentos e de todos os procedimentos, garantindo assim , assistência adequada ao binômio mãe e filho.

A enfermeira Virginia Lopes, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) explicou que o treinamento vai garantir uma maior atenção profissional as pacientes e , por ter uma carga horária superior a 40 horas/ aula, servirá como aprimoramento curricular. A iniciativa faz parte de um processo de melhorias que vem ocorrendo maternidade, que implantou a identificação em pacientes há cerca de 2 meses. Antes, a identificação era feita por meio de pulseiras manuscritas e agora são impressas garantindo maior durabilidade e clareza dos dados.

Educação em Saúde -  Também como parte desse processo, ocorreu recentemente a reestruturação do NEEPs, que vem trabalhando para intensificar a política de melhoria do atendimento ao público através da qualificação dos profissionais da MDER.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Carolline Klícia, além dos módulos de segurança do paciente a serem cursados, está prevista a realização de mais dois cursos ainda neste mês de setembro. Ao todo mais 240 colaboradores , divididos em seis turmas com 40 participantes, estarão envolvidos nos cursos de Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHAC) e Método Canguru.

Fonte: Assessoria do Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: