Geral

Promotor denuncia falta de segurança no Fórum de Fronteiras

denuncia forum sem segurança fronteira

Quinta - 01/03/2012 às 11:03



O promotor de justiça da comarca de Fronteiras, Túlio Mendes, denuncia a situação de insegurança que vem tomando de conta do município e assustando a população. Túlio afirma que, na madrugada da última terça-feira (28), o prédio do Fórum local teve uma das janelas da sala de audiências arrombada, tendo sido arrancadas as duas bases inferiores da grade de ferro que a protegia.

De acordo com o promotor, os autores do crime não conseguiram adentrar a sala – que dá acesso ao gabinete o juiz, onde ficam os processos aguardando despachos –, pois o barulho, no momento da ação dos bandidos, acordou a vizinhança e os afastou do local.

Túlio Mendes suspeita que os criminosos tentavam ter acesso, justamente, a esses processos, para destruí-los, impedindo, assim, o prosseguimento do processo judicial.

O promotor salienta que, por quatro anos, Fronteiras esteve livre de assassinatos, graças à atuação incisiva do Ministério Público e do Poder Judiciário no combate à criminalidade. Entretanto, nos últimos meses de 2011, a onda de terror tornou a se instalar, quando ocorreram três assassinatos em Fronteiras e um em São Julião (Termo Judiciário).

Túlio lembra que Fronteiras, distante 400 km de Teresina, convive, há anos, com a ação frequente de pistoleiros ameaçando a paz da população, fato que, segundo ele, deu à cidade o estigma violenta.

“As pessoas vivem atemorizadas e sob uma espécie de ‘Lei do Silêncio’, sem forças para resistir, uma vez que não confiam na capacidade do Estado em protegê-las”, observa Túlio, afirmando que dois dos últimos assassinatos em Fronteiras foram cometidos em atividade típica de pistoleiros e um destes por, provavelmente, envolvimento com o tráfico de drogas.

O promotor de justiça informou, também, que os servidores do Fórum local, inconformados com a situação de total insegurança e temendo novas ações de bandidos, solicitaram ao juiz da comarca, Marcos Antônio Moura Mendes, medidas para solucionar o problema. O juiz encaminhará expediente ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) relatando o quadro da comarca e requerendo policiamento imediato.

Estupros – Também no final de 2011, aconteceram dois estupros de menores de idade, uma de 10 e outra de 13 anos. Ambas ficaram grávidas. Os dois casos já foram denunciados pelo Ministério Público do Piauí, com prisões preventivas decretadas, sendo que um dos acusados está preso e o outro foragido.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: