Rapto de criança em orfanato no Piauí é destaque em site nacional

g1 destaque piaui criança rapto


 Uma jovem de 21 anos é suspeita de sequestrar o filho de apenas seis meses de uma instituição infantil. A mulher perdeu a guarda da criança por decisão judicial sob acusação de maus tratos e fugiu com o bebê da cidade José de Freitas, no Piauí, sendo encontrados pela Polícia Civil na cidade mato-grossense de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.

A criança já foi encaminhada pelo Conselho Tutelar para uma Casa de Abrigo, no município de Rondonópolis, onde foi aberto um inquérito para investigar o caso. A mãe do menino chegou a ser detida no último dia 18, mas sem uma ordem judicial de prisão acabou sendo liberada. Ela perdeu a guarda do filho há cinco meses.

Na delegacia, a mulher relatou em depoimento que foi visitar o filho no dia 15 de fevereiro e que conseguiu burlar a segurança do local. Ela contou que passou o bebê pela lixeira do prédio e, no mesmo dia, fugiu para Mato Grosso. Ainda segundo a polícia, a mulher e o filho percorreram mais de dois mil quilômetros pegando carona com caminhoneiros nas rodovias.

Após três dias de viagem, eles se hospedaram em um hotel na cidade de Pedra Preta, onde foram descobertos horas depois pelo Serviço de Inteligência da Polícia Civil. Ela contou ainda à polícia que veio para Mato Grosso porque tem familiares no estado. "Ela disse que tinha um cunhado em Pedra Preta que trabalhava em uma fazenda. Depois também disse que estava convivendo com um homem que morava na cidade de Rondonópolis, na Vila Mineira, mas não explicou que local seria", contou a escrivã de polícia Alcione Mendonça.

A escrivã declarou que, na ocasião, o menino apresentava um pequeno ferimento no rosto e na tentativa de explicar o fato, a mãe relatou duas versões. "Primeiro ela disse que o filho tinha caído da cama um dia antes de pegá-lo no lar. Eu perguntei se era no dia 17, porque nesta data ele ainda estava na instituição, mas aí a jovem disse que o menino caiu quando viajava de carona em um caminhão. Ela tentou negar que a criança tinha a marca depois acabou dizendo que caiu", avaliou a escrivã.

O delegado Henrique Meneguelo, responsável pelo caso em Mato Grosso, destacou que acredita que a mulher foi para Rondonópolis logo após conseguir a liberdade na delegacia, já que tem amigos na cidade. Além disso, o delegado pontua que há informações de que a mãe do bebê é usuária de drogas e garota de programa em Rondonópolis. "Nós entendemos que ela esteja na cidade [ Rondonópolis] e já enviamos alguns investigadores à sua procura. Mas até o momento não conseguimos localizá-la", frisou. Ele informou também que se a mulher for indiciada por seqüestro poderá ser presa e condenada. Observou ainda que ela poderá responder pelo crime de subtração de incapaz com pena que varia entre 1 a dois anos.

O conselheiro tutelar José Antônio dos Santos disse que a criança ficará em abrigos até que a Justiça decida quem dos familiares será responsável pela guarda. A previsão é de que o bebê retorne para o Piauí nesta segunda-feira (27).

Fonte: g1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: