Meia Palavra

Meia Palavra

Resultado das eleições será conhecido até às 21h de domingo

Sexta - 30/09/2016 às 16:09



Foto: Paulo Pincel/TV Gerente de Tecnologia da Informação, Anderson Lima
Gerente de Tecnologia da Informação, Anderson Lima

Encerrada a votação nas 8.387 seções das 93 zonas eleitorais do Piauí, às 17h do próximo domingo (2/10), o Tribunal Regional Eleitoral inicia a recepção de dados das urnas eletrônicas. A previsão é que o resultado final das eleições nas 224 cidades piauienses seja conhecido por volta das 21h.

A transmissão dos boletins de urna será feita via satélite direto das sedes das 98 zonas eleitorais e de 37 dos 175 pontos de transmissão remota espalhados pelos municípios. 

O gerente de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, adianta que a transmissão via satélite será feita de regiões mais distantes ou com grande área territorial. Tanto via satélite quanto pela internet, a estimativa é de que a apuração seja rápida. A previsão é que a totalização dos votos seja concluída perto das 21h.

Pane

Onde houver pane com a urna eletrônica, o TRE-PI vai enviar equipe para tentar solucionar o problema. A urna de contingência será usada para substituir asque não funcionarem, mesmo com intervenção técnica para reparos imediatos do equipamento.

Energia

Sobre a possibilidade de problemas de energia atrapalharem o processo eleitoral, Anderson Lima explica que as urnas eletrônicas possuem baterias internas e também estão conectadas a baterias externas para eventuais interrupções no fornecimento. “Além disso temos pontos de transmissão com bateria e notebook”.

Pardal

O regente de Tecnologia da Informação explicou que o TRE-PI contabilizou, até a manhã desta sexta-feira (30), 1.350 denuncias registradas pelo aplicativo Pardal. “Nós temos outros aplicativos que se destinam a aproximar os eleitores da Justiça Eleitoral, como o que informa sobre o local de votação, o que fornece os resultados das eleições”, lembra.   

Estatística

No Piauí, estado com população de 3,2 milhões de habitantes (Censo do IBGE de 2010), estão aptos a votar 2.382.701 eleitores. O maior contingente eleitoral se concentra em Teresina, a capital, onde estão cadastrados junto á Justiça Eleitoral 531.953 eleitores, de uma população de 844.245 habitantes.

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: