Geral

Rio Piauí agoniza e população culpa o DNOCS por não liberar água de ba

rio Piauí agoniza barragem culpada DNOCS

Domingo, 22/02/2015 às 11:02



Foto: pedefigueira Rio Piauí agoniza e as autoridades nada fazem para salvá-lo
Rio Piauí agoniza e as autoridades nada fazem para salvá-lo
Apesar das chuvas tímidas que tem caído na microrregião de São João do Piauí o nível de água do rio Piauí está com seu percentual muito abaixo do esperado.

As chuvas que têm caído no Piauí provocaram um aumento no volume de água armazenado na Barragem Jenipapo, o qual atingiu 121 milhões de metros cúbicos no último dia 28 de janeiro, o que representa 48,79% de sua capacidade total, que é de 248 milhões de metros cúbicos. Os dados são do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

O problema é que mesmo com esse volume o DNOCS não libera água da barragem nem mesmo para a sobrevivência do rio Piauí, em certos trechos o rio desapareceu por completo, em outros não se consegue mais enxergar a água devido ao mato.

Além disso os esgotos da cidade são despejados no rio, o mais perigoso continua sendo do HETNB, alguns ainda se ariscam a banhar em trechos como a passagem molhada mesmo correndo o risco de contraírem doenças.

O rio Piauí já foi um rio perene mais hoje a realidade e outra o índice do nível da água anda com seu percentual muito abaixo da média permitida por causa disso e que o leito do rio está morto. O percentual que o nível do rio chega hoje é aos seus 38 centímetros, o que antes chegava a atingir alguns metros.

Fonte: pedefigueira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: