Olhe Direito!

Olhe Direito!

Saúde orienta população sobre hipertensão arterial

Segunda, 25/04/2016 às 17:04



A Secretaria de Estado da Saúde realiza, nesta terça-feira (26), atividade na Praça João Luís Ferreira, em alusão à Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Durante a ação, será realizada aferição de pressão, testes de glicemia e orientações nutricionais, a partir das 8h e segue até o meio-dia.

A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa, ressalta que o evento “tem como objetivo identificar pessoas com indícios da doença e orientar sobre o encaminhamento nas unidades de saúde”.

A hipertensão não tem cura, mas Valdite lembra que “com o reconhecimento e controle, as graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento”.

De acordo com a última atualização da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mais de 21% da população adulta piauiense tem hipertensão arterial. Os homens são os mais afetados, apresentando 21,9%. Já, nas mulheres é de 20,4%. Os dados são referentes ao ano de 2013.

Mudanças de hábito como reeducação alimentar e atividade física também são capazes de promover a saúde com mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: