Saúde quadruplica a capacidade de realizar exames do pezinho

teste do pezinho Sesapi estrutura aumenta


teste do pezinho

teste do pezinho Foto: bol

Uma prática já bem conhecida da população brasileira é a realização do teste do pezinho em crianças recém-nascidas, para detectar a presença de algumas doenças ou predisposição do bebê para desenvolvê-las.



Quanto mais crianças realizarem o teste, mais doenças são prevenidas ou tratadas logo no início. Pensando dessa forma, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tomou uma série de medidas que preparou o Laboratório Central do Estado (LACEN) a quadruplicar o número de exames de triagem neonatal, ou teste do pezinho, realizados no Piauí.



O número de testes realizados pelo Laboratório Central passou de 200, em janeiro, para 800 em julho de 2015. “O Lacen passou por uma mudança administrativa, tanto na sede em Teresina, quanto em todo o estado, isto se deve à adesão do programa estadual pelos municípios. Os municípios passaram a aderir à implantação do sistema online implantado pelo Estado, o que possibilita aos profissionais da saúde em Parnaíba ou Cristalândia enviarem amostra colhida para o Lacen que manda o resultado, via internet, para a unidade de saúde do município que imprime o laudo na própria cidade”, Walterlene Carvalho, diretora do Lacen.



Hoje o Lacen cobre 98% dos municípios, com 220 realizando a triagem. Para atingir a totalidade de cobertura, a Secretaria de Saúde já elaborou um programa de ações, que inclui a capacitação de novos profissionais, como explica José Felipe Pinheiro.





“A Secretaria já iniciou o processo de levantamento desses indicadores dos municípios para, a partir do segundo semestre começar um processo de capacitação. Inicialmente pelos municípios que não são atendidos pelo programa, como também aqueles com menor cobertura, para garantir que realmente a universalidade do serviço oferecido pelo sistema Único de Saúde no estado”, disse o supervisor.



O exame de triagem neonatal



A triagem neonatal compõe uma série de exames laboratoriais com o objetivo de detectar de maneira precoce alterações genéticas, erros de metabolismo e outras patologias assintomáticas no período neonatal. A maioria dessas doenças pode ser tratada com sucesso, desde que sejam identificadas antes de manifestarem seus sintomas claramente, a ponto de serem identificados por pais e médicos.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: