Saúde

VACINAÇÃO

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue nesta sexta (26)

As doses serão divididas entre 31 municipios e aplicadas em adolescentes de 10 e 14 anos

Da Redação

Sexta - 26/04/2024 às 08:41



Foto: Prefeitura de Dourados Doses da vacina contra a Dengue
Doses da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nessa quinta-feira (25), nota técnica que inclui o Piauí como um dos próximos estados a receber a vacina da Dengue. Ao todo, serão 21 mil doses, que serão distribuídas entre 31 municípios. A previsão é que as doses cheguem ainda nesta sexta-feira (26).

As doses serão usadas para a aplicação da primeira dose da vacina Qdenga, em adolescentes de 10 a 14 anos, por ser onde se concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.

A coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, informou que logo que as vacinas chegarem será feita a distribuição adequada, para que cada município elabore o seu calendário de imunização.

"Assim que as vacinas chegarem, vamos encaminhar aos municípios prioritários conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, para que eles façam o seu cronograma de imunização obedecendo ao público-alvo de 10 a 14 anos."

A superintendente de atenção aos municípios da Sesapi, Leila Santos, ressalta que a vacinação é um passo fundamental, mas o melhor cuidado é a prevenção.

"Temos a vacina agora, mas vale ressaltar que essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros."

Vale ressaltar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

SITUAÇÃO NO ESTADO

O Piauí teve um aumento de 88,0% de casos confirmados da doença, em comparação com 2023. O estado já notificou 6 óbitos causados pela doença.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS QUE VÃO RECEBER AS DOSES


FAÇA SUA PARTE

Os cuidados com o mosquito não podem parar. Veja algumas dicas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti:

  • Eliminar água parada: Remova qualquer objeto ou recipiente que possa acumular água parada, pois esses locais são propícios para a reprodução do mosquito da dengue.
  • Manter recipientes limpos e fechados: Caso não seja possível remover recipientes que acumulam água, como vasos de plantas, certifique-se de mantê-los limpos e fechados adequadamente para evitar que o mosquito deposite seus ovos.
  • Limpar calhas: Limpe regularmente as calhas e canaletas para garantir que não haja acúmulo de água parada, pois são locais onde o mosquito pode se reproduzir.
  • Manter piscinas tratadas: Se tiver piscina em casa, certifique-se de manter a água tratada com cloro ou outros produtos químicos para evitar a proliferação de larvas de mosquitos.
  • Utilizar telas de proteção: Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos em casa, reduzindo assim o risco de picadas.
  • Usar repelente: Aplique repelente de insetos na pele exposta para evitar picadas de mosquito, especialmente durante os horários em que eles estão mais ativos, como o amanhecer e o entardecer.
  • Vestir roupas adequadas: Use roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças compridas e camisas de manga longa, para reduzir a exposição à picada do mosquito.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: