SDR participa de premiação de microcrédito e de agricultura familiar

O prêmio oferecido pelo Banco do Nordeste teve o objetivo de reconhecer as iniciativas de sucesso nessas áreas.


O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou, na quinta-feira (25), da solenidade de entrega do XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e do IV Prêmio de Agricultura Familiar, no Luxor Piauí Hotel.

O evento teve como objetivo reconhecer iniciativas de sucesso entre clientes financiados pelo Banco do Nordeste, no âmbito dos programas de Microcrédito Urbano, Crediamigo, Microcrédito Rural, Agroamigo, bem como da Agricultura Familiar, em toda a área de atuação do banco.

Fizeram parte do júri que escolheu os agricultores e pequenos comerciantes premiados, representantes do Sebrae, Sindilojas, Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emater, Fetag, Escola Família Agrícola do Piauí e Secretaria do Desenvolvimento Rural. Os sete homenageados são dos municípios de  Altos, Demerval Lobão Cocal de Telha, Jacobina do Piauí, Piripiri, Timon e Valença.

Na ocasião, o secretário da SDR parabenizou os premiados e, em sua fala, disse acreditar que a  possibilidade de realização dos sonhos de melhoria de vida do agricultor e da agricultora é possível por meio de ações de empreendedorismo, com trabalho e apoio das empresas e de financiamentos.

Limma  citou o trabalho que o Sebrae  desenvolve no âmbito nacional, como uma grande chance de demonstrar a capacidade empreendedora do Piauí dentro e fora do estado, implementando diversas ações e que o microcrédito cria estas oportunidades. “O Microcrédito cria essa oportunidade para um grupo de pessoas que por muito tempo estiveram a margem desse processo. Por trás da história de cada um desses que aqui representam quase 300 mil pessoas e que hoje utilizam o microcrédito está a capacidade de fazer acontecer. Para que o estado se desenvolva, temos que incentivar esta prática. Espero que este momento que o pais está vivendo conserve essa política fundamental para o desenvolvimento do estado”, pontuou o gestor.

Crediamigo:

Categoria Subsistência: Maria do Desterro Viana Cardoso – Altos (Agência João XXIII);
Categoria Acumulação Simples: Samara Ferreira de Sousa - Demerval Lobão (Agência Teresina-Centro);
Categoria Acumulação Ampliada: Valci Pereira de Sousa - Timon (Agência Teresina-Centro).

Agroamigo:

Categoria Agropecuária: Delmiro Cleonício Carvalho – Jacobina do Piauí (Agência Paulistana);
Categoria Agroindústria: Maria dos Remédios de Castro Sousa - Piripiri (Agência Piripiri);
Categoria Não-agropecuária: Osmarina Gomes Pereira - Cocal (Agência Parnaíba).

IV Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar:

Categoria Agropecuária: Raimundo Ferreira Silva - Valença (Agência Valença).

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: