Alerta: população do Piauí pode sofrer com racionamento d'água; cinco barragens estão quase secas

A situação mais preocupante é a barragem de Joana, Pedro II, que opera com 15% de sua capacidade


Barragem de Joana em Pedro II está em situação preocupante

Barragem de Joana em Pedro II está em situação preocupante Foto: Divulgação

Com a grave seca que assola o Piauí nos últimos meses, a capacidade dos açudes e barragens do Estado está muito baixa, chegando a uma média de 18% de sua totalidade de armazenamento de água.

Segundo o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar- PI), Romildo Mafra, a baixa capacidade dos açudes e barragens se deve à diminuição na ocorrência de chuvas vigorosas nos últimos cinco anos.

“A barragem de Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, que tem a capacidade de 181 mil m³, está com 24 mil m³ ou seja 13% de sua capacidade. A barragem de Cajazeiras, em Pio IX ,por exemplo, secou totalmente, não existe mais. A barragem de Piaus, em São Julião, só está com 7% de sua capacidade. Outra que chama atenção é a de Bocaina que está com apenas 17 % de sua capacidade mas é usada para consumo humano”, afirma Romildo.

Para o superintendente da Semar PI, a situação mais preocupante diz respeito à barragem de Joana, em Pedro II, Norte do Piauí, que está operando com a capacidade de apenas 15% e é responsável pelo abastecimento de toda a cidade.

“São essas cinco barragens que estão gerando mais preocupações, não havendo chuvas agora, elas correm risco de secar totalmente. As que têm comportas abertas, por exemplo, a de Bocaina, nós tivemos que fechar por que a prioridade é a assistência humana”, diz Romildo Mafra.

Perguntado sobre quais medidas emergências o governo do Estado irá tomar em caso de calamidade, o superintendente afirma que se detectada uma diminuição ainda maior na capacidade de água nas barragens, o “plano B” é a construção de poços emergenciais para garantir o abastecimento humano. "Mas a previsão é que haja um bom inverno no Piauí, já nesse mês de novembro", finaliza Romildo Mafra.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: