Geral

Secretário municipal é denunciado por suposto uso político de emendas

favorecimento emendas acusado secretário

Terça - 07/07/2015 às 17:07



 Na sessão realizada nesta terça-feira (07/07), a Câmara Municipal de Teresina aprovou, por maioria de votos, um requerimento solicitando que o secretário municipal de Esporte e Lazer, Galba Coelho, compareça à Casa. Os vereadores querem que o gestor preste esclarecimentos acerca do suposto uso político das emendas parlamentares encaminhadas pelo Legislativo àquela pasta.

"O secretário está utilizando as emendas parlamentares dos vereadores de Teresina para tirar proveito político próprio. Eu mesmo fui vítima dessa manobra, no caso da iluminação do campo de futebol da Vila Bagdá. A melhoria foi realizada pela Semduh, através da Coordenadoria de Iluminação Pública, com recursos de uma emenda que eu apresentei. Mas nós fomos informados de que até reuniões o secretário Galba realizou com moradores da região para dizer que a obra foi feita pela Semel. E isso tem se repetido em diversos bairros da cidade. Inúmeros vereadores, inclusive os da situação, já foram vítimas dessa artimanha do secretário, tanto que alguns parlamentares chegaram a pedir a intervenção do prefeito", afirma Paulo Roberto.

O vereador afirma que desde o ano passado estaria “alertando” os vereadores sobre a postura do gestor. Paulo Roberto da Iluminação é do PTB, principal partido de oposição ao prefeito Firmino Filho. A oposição tem intensificado as críticas à administração do tucano e a alguns secretários da atual gestão.

No último mês de abril, Paulo Roberto sugeriu que os 29 vereadores de Teresina fossem informados "em tempo real" sobre o passo a passo das obras executadas através de suas emendas. Segundo ele, essa seria uma forma de evitar distorções na aplicação dos recursos ou problemas com obras envolvendo o secretário Galba Coelho e a Semel.

"Nós não podemos aceitar que secretários queiram fazer política em cima das emendas parlamentares dos vereadores. A insatisfação está generalizada, tanto que o requerimento foi aprovado pela quase unanimidade da Câmara, havendo apenas quatro abstenções", conclui Paulo Roberto.

O requerimento do petebista foi subscrito pelos vereadores Edilberto Borges Dudu (PT), Tiago Vasconcelos (PSB) e Celene Fernandes (SD).

Procurado pela reportagem, Galba Coelho se disse surpreso com a aprovação do requerimento. Ele afirmou que não teve conhecimento das denúncias do parlamentar e irá se pronunciar oficialmente quando for comunicado da convocação pela Câmara.

“Como gestor eu não posso usar de emenda parlamentar para me promover. Isso não existe. Acho até bom essa convocação para que eu possa explicar essa situação para a sociedade e a imprensa. Vou esperar receber uma convocação oficial e entender sobre o que o vereador fala”, disse.

Fonte: com informações do oolho

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: