Sejus busca apoio no Senado para construção de sede própria da Acadepe

sede própria apoio Senado Acadepen


Diuretores da Acadepen-PI

Diuretores da Acadepen-PI Foto: ascom-sejus

 A Secretaria Estadual de Justiça está pleiteando a construção de uma sede própria para a Escola-Academia de Formação Penitenciária (Acadepen). A reivindicação foi levada pelo diretor da Academia, Jacinto Teles, ao Senado Federal, em Brasília-DF. Esta é uma das ações que visam à melhoria na formação dos servidores que atuam no sistema prisional do Piauí.

O diretor foi recebido pelos senadores pelo Piauí, Elmano Férrer (PTB) e Regina Sousa (PT), na companhia do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Segurança do Estado. “Na oportunidade, entregamos aos parlamentares o documento pedindo apoio à nossa reivindicação, já apresentada ao Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), e assinado pelo secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira”, diz Jacinto Teles.

Ele explica que a proposta é construir a sede própria com recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). “Os senadores asseguraram que o pleito será apresentado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ainda neste mês. Acreditamos que a ressocialização dentro do sistema só é possível com a formação e qualificação do agente penitenciário. Estamos no caminho certo”, completa o diretor.

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, destaca que a qualificação dos agentes penitenciários está entre as ações prioritárias da Secretaria. “Sabemos que os desafios são enormes e precisamos investir nos nossos agentes. Esses avanços representam uma nova perspectiva para a Secretaria de Justiça. Junto à retomada de obras e à valorização dos servidores vamos conseguir construir um novo sistema prisional”, destaca o secretário.

O projeto para construção da sede da Acadepen está sendo elaborado e nova escola deverá ficar ao lado da Colônia Agrícola Major César, a 20 km de Teresina. A escola deverá ter auditório para 300 pessoas, salas de aulas, ampla biblioteca, alojamento com capacidade para 100 pessoas, refeitório, piscina olímpica, campo de futebol e pista de corrida.

Ainda em Brasília, o diretor da Acadepen, Jacinto Teles, foi recebido por uma equipe do Depen e da Escola Penitenciária Nacional (Espen) para tratar também da realização de novos cursos no Piauí, resultados da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça. A construção de uma sede própria da Acadepen também tem o apoio do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi-PI) e da Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Piauí (Agepen-PI).

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: