Brasil

Sindicatos criticam decisão do STF de cortar salários de grevistas

Supremo Tribunal Federal diz que, a partir de agora, poder público pode descontar dos servidores os dias não trabalhados

Sexta - 28/10/2016 às 13:10



Foto: Reprodução Greve
Greve

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de permitir que poder público desconte dos salários dos servidores em greve os dias não trabalhados, foi alvo de críticas ferrenhas por parte da Força Sindical e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ao jornal O Globo, o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, lamentou que mudanças nas leis trabalhistas estejam sendo feitas pelo Judiciário. 

"É uma pena que a reforma trabalhista esteja sendo feita pelo Supremo e não a partir de um debate mais amplo no Legislativo e no Executivo, envolvendo os trabalhadores", avaliou Juruna.

Já para o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, a decisão é “absurda” porque ameaça o direito de greve. "Numa sociedade que tem democracia e que o direito de greve é respeitado, pagar ou não os dias parados é objeto de negociação. Só um país totalitário, com uma visão de criminalizar as relações sociais, não deixa a sociedade se auto-organizar e tomar esse tipo de decisão", afirmou Nobre.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: