Política

Sorteadas as urnas eletrônicas para votação paralela do domingo

Foram sorteadas seções em Teresina, Pedro II e Nossa Senhora dos Remédios

Sábado - 01/10/2016 às 17:10



Foto: TRE-PI O presidente do TRE-PI, Joaquim Santana
O presidente do TRE-PI, Joaquim Santana

Foi realizada, na manhã deste sábado (01), na Câmara Municipal de Teresina, a audiência pública para o sorteio das urnas eletrônicas que servirão de amostragem na auditoria por meio de votação paralela. O sorteio foi realizado pelos membros da Comissão de Auditoria e Votação Paralela, presidida pela Dra. Maria Luíza de Moura Mello Freitas, juíza de direito da 1ª Vara da Infância e da Juventude, do Fórum Cível e Criminal de Teresina. Foram sorteadas três urnas, sendo duas do iterior e uma da capital, das seguintes seções e zonas eleitorais: seção 47, da 12ª zona do município de Pedro II; seção 12, da 82ª zona do município de Nossa Senhora dos Remédios e seção 314, da 1ª zona eleitoral de Teresina.

Após o sorteio, aproximadamente 20 estudantes do Colégio Cidadão Cidadã procederam com o preenchimento manual das cédulas de votação para o armazenamento em uma urna de lona que ficará lacrada e sob guarda da Polícia Federal até o domingo, 02 de outubro. As urnas das seções eleitorais sorteadas foram recolhidas e substituídas.

Na ocasião, a presidente da Comissão, Dra. Maria Luisa Mello, disse que os resultados esperados desse processo são a comprovação da lisura e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. "Esta ação do TRE tem por finalidade demonstrar junto aos candidatos e eleitores a credibilidade da urna eletrônica e serão utilizados mecanismos que comprovem a integridade dos votos".

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Joaquim Santana, destacou a relevância da votação paralela para o exercício da democracia. "A votação paralela é uma 'prova de fogo', pois, na frente de todas os cidadãos é demonstrado que o serviço é eficiente e que o resultado é eficaz."

No domingo, 02 de outubro, a cédulas serão retiradas da urna de lona para o procedimento de digitação do voto em sistema desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a impressão do espelho, a cédula manual é digitada também na urna eletrônica, repetindo-se esse ciclo das 8 à 17h, quando do encerramento da eleição. 
Após o encerramento da eleição será conferido o total de votos apurados na urna eletrônica e confrontados com o total de votos apurados no sistema. Os resultados do sistema desenvolvido pelo TSE e da urna eletrônica devem ser exatamente idênticos.

Fonte: TRE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: