Geral

TRE-PI muda zona eleitoral de mais de 100 mil teresinenses

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) mudou as zonas eleitores de mais de 100 mil teresin

Terça - 07/06/2016 às 14:06



Foto: Divulgação Titulo de eleitor.
Titulo de eleitor.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) mudou as zonas eleitores de mais de 100 mil teresinenses. Foram redimensionadas 1ª, 2ª e 97ª zonas eleitorais. A mudança ocorreu porque, segundo resolução do TSE, nenhuma zona pode ter menos de 80 mil eleitores. A 2ª Zona contava com 72.382 eleitores; enquanto a 1ª Zona possuía 138.030 eleitores. Os novos títulos ainda não estão disponíveis.

"Houve a necessidade de remanejamento de eleitores porque algumas zonas tinham eleitores de mais e outras de menos. Sobre o local de votação não houve mudança. Um eleitor que votava em um colégio, por exemplo, pode comparecer ao mesmo local. O que vai acontecer é que quando o eleitor chegar na sessão em que ele votava, não vai constar o número de inscrição. Então, esse eleitor deve procurar no mesmo colégio qual a sua nova zona. Por isso é importante o eleitor comparecer à Central do Eleitor para receber seu novo títiulo para não ter dúvidas e no dia da eleição sair andando de uma sessão para outra", disse o desembargador Valério Chaves, coordenador da Corregedoria do TRE-PI

O magistrado explica ainda que, provavelmente nesta semana, o TRE-PI vai começar a emissão destes novos títulos. "Os títulos ainda não estão disponíveis. O Tribunal vai informar o dia que vai começar a distribuição", reitera.

Valério Chaves fez um alerta também para os pretensos candidatos que vão disputar as eleições municipais. O desembargador frisa a importância da quitação eleitoral.

"A quitação eleitoral é uma certidão que o eleitor obtém junto aos cartórios ou TREs que informa se o eleitor está positivo ou negativo em relação ao pagamento de multas, por exemplo. Às vezes, o pretenso candidato foi multado na eleição passada, por algum motivo, seja por propaganda irregular, porque não compareceu para votar ou abandonou a sessão eleitoral porque foi nomeado mesário. Para esses e outros casos é estabelecido uma multa que consta no seu cadastro. Então, se por acaso ele é candidato e está pendente com débitos de multas junto ao TRE-PI, seu registro será indeferido", ressalta o desembargador.

Mesário

A nomeção dos mesários começa na próxima segunda-feira (13), bem como as inscrições para mesários voluntários.

"O TRE-PI firmou convênio com a Uespi e está firmando com a UFPI para incentivar os alunos a se apresentarem espontâneamente como mesários. No caso dos universitários terão algumas vantagens como isenção de taxas em concurso público, critério de desempate de concurso. Se esses mesários forem servidores públicos contarão com vantagens em caso de promoções no emprego. Quem quiser se candidatar basta procurar o TRE ou algum cartório e esperar a confirmação", coordenador da Corregedoria do TRE-PI.

Fonte: gracianesousa@cidadeverde.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: