Geral

UFPI mantém cronograma de execução e conclusão de obras

ufpi obras cronograma execução

Sábado - 05/09/2015 às 12:09



Foto: Reprodução UFPI
UFPI
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, juntamente com a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Prefeito Universitário, em exercício, Pedro José Gomes Rodrigues; e o Coordenador de Obras e Serviços da Prefeitura Universitária (PREUNI), Marcos Vinicius Nunes Sampaio, realizou na manhã de ontem  (04), uma visita às obras que estão sendo realizadas no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.



Este ano já foram empenhados R$ 22.777.259,88 milhões, em obras e reformas na UFPI. Atualmente, a Instituição apresenta 32 obras em andamento, distribuídas nos diversos Campus. Hoje foram visitadas as obras que estão sendo realizadas, nas proximidades da Reitoria: as construções dos prédios do Departamento de Biofísica e Fisiologia, do Departamento de Morfologia, do Núcleo de Pesquisa em Computação e da 1ª Etapa do Centro Integrado e Biologia Celular, além da ampliação do prédio do Departamento de Parasitologia e Microbiologia. SG; e – CONTEGBIOC/UFPI.



Segundo o Reitor, é importante frisar que, apesar das dificuldades financeiras que o país enfrenta, do contingenciamento de recursos de capital que também atingiu o orçamento das universidades federais, a UFPI está conseguindo dar continuidade a todas as obras e reformas iniciadas e tem a garantia da conclusão de todas elas. “Realizamos essa visita hoje com a Vice-Reitora e a equipe da PREUNI às obras que estão em andamento nas proximidades da Reitoria. Existem muitas outras obras mais distantes, mas hoje, por conta da exiguidade do tempo, escolhemos visitar as obras que estão em torno da Reitoria. Aqui, nesta área, temos quatro obras importantes que estão em andamento: o a primeira etapa do LIB, o Departamento de Biofísica e Fisiologia, o Departamento de Morfologia e o Núcleo de Pesquisa em Computação. São obras de grande porte, que juntas, somam mais de R$ 16.000.000,00 milhões de reais. É importante destacar esse valor, porque nós estamos em um ano difícil, todos nós temos conhecimento das dificuldades financeiras que o país está passando, consequentemente, os repasses para a Universidade estão reduzidos, mas, mesmo assim, com um esforço muito grande de todos que fazem a Administração Superior, estamos conseguindo manter o andamento e com a garantia da conclusão de todas essas obras”, afirmou.



Para o Prefeito Universitário, Pedro José Gomes Rodrigues, a Administração Superior da UFPI tem se empenhado na intenção de garantir os recursos necessários a serem investidos, cumprindo assim, o cronograma de todas as suas obras. “Visitamos hoje cinco contratos, que abrangem a obra da Biofísica e Fisiologia, da Morfologia, do Núcleo de Pesquisa em Computação, que estão com previsão de encerramento para meados de 2016, e a ampliação da Parasitologia e Microbiologia, e a obra do LIB, ambas com previsão de entrega para o final de 2015. O Reitor sempre tem se empenhado em nos ajudar, dando suporte, sempre quando precisamos, principalmente, em relação aos recursos. Sabemos que hoje a situação financeira do país não é fácil, mas com relação a pagamentos, estamos em dia com os nossos empreiteiros para que as nossas obras não paralisem. A UFPI tem 32 contratos, em Teresina, Parnaíba Picos, Bom Jesus e Floriano, e não temos nenhuma obra parada por falta de pagamento, todas as obras estão em andamento cumprindo o cronograma previsto de entrega”, destacou.



O cumprimento de prazos e a excelência do serviço estão entre os principais objetivos da Coordenadoria de Obras da PREUNI. “Apesar do momento externo influenciar internamente, a UFPI, em particular, com relação a situação dos seus contratos de obras, está regular, pois nós não temos atrasos significativos, não temos problemas de ordem técnica, então assim, de maneira geral, os contratos das obras estão andando de forma regular. A grande maioria tem previsão para conclusão no final deste ano e meados de 2016, cumprindo-se o cronograma, que é a grande meta da Coordenação de Obras, fazer com que todos os contratos cumpram o prazo, garantindo a excelência dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica”, frisou o Coordenador de Obras e Serviços da PREUNI, Marcos Vinicius Nunes Sampaio.



 

Fonte: ufpi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: