Mundo

União Europeia tira Farc da lista de organizações terroristas

Decisão ocorreu um dia após a assinatura do acordo de paz entre a guerrilha e o governo da Colômbia

Terça - 27/09/2016 às 13:09



Foto: Reprodução Foto
Foto

A União Europeia (UE) anunciou, nesta terça-feira (27), a remoção temporária das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de sua lista de terrorismo e a consequente suspensão das sanções econômicas. A decisão ocorreu um dia após a assinatura do acordo de paz entre a guerrilha e o governo da Colômbia. 

"Estamos prestes a lançar um pacote de ajuda, incluindo um fundo de 600 milhões de euros, com a contribuição ativa de vários Estados-membros", disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, sobre o apoio que será dado à Colômbia pela UE, a partir de agora.

Segundo matéria do portal G1, a lista de terrorismo foi criada após os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York, e inclui pessoas, grupos e organizações, contra os quais foram impostas sanções devido ao envolvimento em atividades terroristas.

A suspensão das sanções às Farc durará inicialmente seis meses e será então reavaliada, disse um diplomata à agência de notícias AFP. Após a inclusão da guerrilha na lista de terrorismo, a UE havia congelado todos os fundos e bens financeiros do grupo.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: