Política

´Vandalismo na sede do PT é fruto da disseminação do ódio`, diz dirige

O PT ainda não se manifestou oficialmente sobre o ataque contra a sede nacional do partido na madru

Sexta - 01/07/2016 às 13:07



Foto: RBA Portaria de vidro da sede nacional do PT em São Paulo foi destruída por agressor de madrugada.
Portaria de vidro da sede nacional do PT em São Paulo foi destruída por agressor de madrugada.
O PT ainda não se manifestou oficialmente sobre o ataque contra a sede nacional do partido na madrugada de hoje (30). O agressor, Emilson Chaves da Silva, de 38 anos, sem ocupação definida, foi conduzido ao 8º Distrito Policial, identificado e posto em liberdade. À tarde, Silva retornou ao local portando um coquetel molotov.

Segundo funcionários do partido, ele entrou na sede, atirou a bomba acesa no chão e correu. O artefato não explodiu. De acordo com o partido, perseguido por policiais militares até a Praça da Sé, Silva foi detido e conduzido ao 1º Distrito Policial de São Paulo, na Sé.

“Estamos tomando todas as medidas para apuração e punição ao responsável pela violência física e verbal (ele também verbalizou ameaças)”, disse o presidente nacional do partido, Rui Falcão, em sua conta no Twitter.

Deputados da bancada estadual do partido farão às 18h30 uma reunião com o secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, para discutir o ataque. Os deputados José Zico Prado, líder da bancada, Alencar Santana Braga e Luiz Turco cobrar?o providências e respostas das autoridades.

Os parlamentares lembram que, há um ano, o Instituto Lula foi alvo de ataque a bomba e até hoje o caso não foi elucidado pela polícia paulista. Militantes do PT farão uma vigília na sede nacional a partir das 18h de hoje.

Rui Falcão informou que esteve pela manhã no 1º DP, onde assinou representação pedindo que o ataque seja investigado.

O vice-presidente da legenda, Alberto Cantalice, disse na mesma rede social que “o vandalismo na entrada da sede nacional do PT é fruto da disseminação do ódio e do preconceito contra as esquerdas”. Ele lembrou que esta não é a primeira vez que uma sede do partido “ou de outra força popular” sofre esse tipo de ataque. “Seguimos em frente. Não nos calarão!”, acrescentou.

Também em sua conta no Twitter, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha disse que o ataque representa “escuridão sobre a tolerância e democracia”.

Na delegacia, foi registrado o Boletim de Ocorrência 4.572, por "dano a patrimônio" e o agressor foi liberado. No Facebook, Silva confessou ser o autor do ataque e ameaçou repetir o ato. "Foi eu (sic) que ataquei o diretório nacional do partido dos trabalhadores e vou atacara de novo".

Segundo o segurança do partido, que estava de plantão, por volta de 1h15, o homem chegou e começou a desferir golpes com uma picareta contra as portas de vidro da sede e destruiu “completamente três delas”. “Foi contido por seguranças do prédio, que chamaram a polícia. Ninguém se feriu”, diz o partido em seu site.

Um carro da Polícia Militar apareceu em seguida e o suspeito foi levado ao 8º DP, onde foi feito um boletim de ocorrência por dano ao patrimônio. Depois disso, foi solto.

Fonte: RBA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: