Geral

Você sabia que os animais também podem fazer doação de sangue?

doação sangue animais

Quinta - 06/06/2013 às 13:06



Você sabia que os pets também podem doar e receber transfusões de sangue? Assim como nós, humanos, precisamos atender a alguns requisitos básicos como peso e idade, por exemplo, os animais também devem respeitar alguns critérios. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, estar saudável e com as vacinas em dia são fundamentais.

“As principais condições para o animal doar sangue são: ter mais de 25kg para cães e 5kg para gatos, estar com as vacinas e vermífugos em dia, e ter no máximo seis anos. Em geral, se o animal for saudável não há contraindicação”, explica.

A captação do sangue é rápida, e se o pet for dócil, em aproximadamente cinco minutos ele está liberado. O animal pode doar sangue, no máximo, a cada quatro meses. Assim que o sangue é coletado, o ideal é utilizá-lo na sequência, mas ele pode ser armazenado por até sete dias em ambiente refrigerado.

No Hospital Veterinário Pró Vita, os pacientes podem fazer um cadastro e quando houver necessidade de doação de sangue, a equipe entra em contato. Segundo o proprietário do HV Pró Vita Paulo Roberto Lima dos Santos Junior, há várias vantagens em fazer a transfusão de sangue no hospital ou com sangue colhido no local. “Entre algumas das vantagens estão a procedência, ou seja, sempre cães jovens, sadios e testados, a segurança (caso haja reações temos recursos para lidar com elas), e profissionais treinados e que conhecem bem o procedimento”, resume.

O sangue doado pode fazer toda a diferença na recuperação de animais acidentados, que passaram por cirurgias com grande perda de sangue, ou mesmo com doenças como anemia hemolítica.

Se você quer disponibilizar seu animalzinho para doação de sangue, ligue para o Hospital Veterinário Pró Vita – (41) 3024-0816 - e agende um horário!

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: